Como atualizar o Cadastro Único pela internet
Por Fabrício Calixto • Editado por Douglas Ciriaco |
Para permanecer com acesso a programas sociais do governo como Bolsa Família, Minha Casa, Minha Vida, Tarifa Social de Energia Elétrica e Carteira do Idoso, você pode atualizar o Cadastro Único pela internet e garantir que seus dados estejam correspondentes com a sua atual situação.
A renovação de dados deve ser feita pelo menos uma vez a cada dois anos, pois o governo federal faz revisão de dados durante esse período e pode suspender inscrições que estejam com pendências — eventualmente levando ao encerramento imediato de benefícios.
Como atualizar o CadÚnico pela internet
Para deixar seu cadastro em dia no CadÚnico é necessário ter em mãos o CPF e o documento de identidade registrado no sistema, como RG ou certidão de nascimento. Se tudo estiver em ordem basta seguir as instruções abaixo:
- Baixe o app do Cadastro Único (Android | iOS);
- Clique no botão “Entrar com gov.br”;
- Logue na sua conta Gov.br usando CPF e senha;
- Toque em “Atualização cadastral por confirmação”;
- Adicione novas informações ou confirme as atuais;
- Toque em “Enviar cadastro”.
Se você estiver com problemas de conexão com a internet ou até mesmo totalmente sem acesso à rede, é possível ir pessoalmente até algum CRAS ou em um posto de atendimento do CadÚnico. Para encontrar o local mais próximo do seu endereço, basta acessar o portal Mapas Estratégicos para Políticas de Cidadania (MOPS) e realizar a pesquisa (aplicacoes.mds.gov.br).
Inclusive, é provável que um desses locais convoque sua presença em caso de alterações importantes, como renda mensal, mudança de endereço e alteração no número de familiares cadastrados no sistema. Confira mais informações sobre o Cadastro Único e veja o que mais pode ser feito para manter sua inscrição sempre regular.