Chuvas no RS deixam Sintegra fora do ar nesta terça-feira (14)
Por Douglas Ciriaco |
Sistema integrado responsável por unificar dados de contribuintes de todo o país e repassar informações aos fiscos estaduais, o SIntegra está fora do ar nesta quarta-feira (14). Apesar de não haver manifestação por parte do MInistério da Fazenda, a instabilidade provavelmente é decorrência da tragédia climática ocorrida no Rio Grande do Sul, estado onde ficam hospedados os servidores da plataforma.
- Sefaz e sites do governo do RS ficam fora do ar por causa das chuvas
- Chuvas no RS | Redes sociais ajudam a encontrar animais perdidos
Por que as chuvas no RS afetam o Sintegra?
Sigla para Sistema Integrado de Informações sobre Operações Interestaduais com Mercadorias e Serviços, o Sintegra está hospedado no Procergs (Centro de Tecnologia da Informação e Comunicação do Estado do Rio Grande do Sul).
Com isso, as enchentes na região do centro histórico de Porto Alegre, ssede do Procergs, afetam também o funcionamento deste órgão, o que acarreta em instabilidade, falhas e suspensão temporária de serviços de emissão de notas das secretarias da fazenda (Sefaz) em vários estados e no Sintegra.
Outros serviços, como consulta de cadastros, seguem indisponíveis ou instáveis em vários estados brasileiros por conta da mesma situação: órgãos de diferentes regiões usam a estrutura da Sefaz Virtual de Contingência do Rio Grande do Sul (SVRS) e estão afetados pelos problemas do estado — o Canaltech explicou isso em detalhes recentemente.
A situação de instabilidades e falhas em serviços públicos online da Fazenda ocorre há mais de uma semana, quando começou a se agravar a situação com chuvas, enchentes e inundações no estado gaúcho.