Publicidade

Auxílio Brasil | Por que a Caixa suspendeu empréstimo consignado e quando volta?

Por| Editado por Claudio Yuge | 08 de Novembro de 2022 às 12h10

Link copiado!

Reprodução/Agência Brasil
Reprodução/Agência Brasil

Na última sexta-feira (4), a Caixa Econômica Federal suspendeu de maneira temporária a oferta do empréstimo consignado do Auxílio Brasil. Segundo o banco, a suspensão se deve a um "processamento da folha de pagamento do Auxilio Brasil", que envolve Dataprev, Caixa e Ministério da Cidadania. O empréstimo voltará a ser disponibilizado no dia 14 de novembro, a partir das 7h.

Não é a primeira vez que a Caixa suspende o serviço de crédito pessoal, como aconteceu entre os dias 21 e 24 de outubro — quando a instituição financeira alegou estar realizando uma "manutenção programada nos ambientes tecnológicos" na Caixa e na Dataprev.

No dia 24, quando a modalidade deveria ter sido retomada, a Caixa pediu um prazo maior para liberar o consignado, passando de dois para cinco dias. Além disso, o banco seguiu uma sugestão do Tribunal de Contas da União (TCU) e congelou a liberação do empréstimo por 24 horas — prazo dado ao banco para entregar documentos e devidas explicações para o processo de investigação sobre o empréstimo consignado do Auxílio Brasil, aberto pelo TCU.

Continua após a publicidade

Processo do TCU não encontrou irregularidades

Nesta sexta-feira (4), Aroldo Cedraz, ministro do TCU, negou a solicitação do Ministério Público de Contas que pedia a suspensão de novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil pela Caixa. Após a instituição financeira prestar os devidos esclarecimentos, Cerraz concluiu que não houve irregularidades na concessão de crédito, determinando que o processo fosse arquivado.