Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Auxílio Brasil | Caixa pede prazo maior para liberação do crédito consignado

Por| Editado por Claudio Yuge | 26 de Outubro de 2022 às 13h20

Link copiado!

Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Marcello Casal Jr/Agência Brasil

A Caixa Econômica Federal solicitou ao Ministério da Cidadania, nesta terça-feira (25), a ampliação do prazo para a liberação do crédito consignado do Auxílio Brasil — de dois para cinco dias. O pedido ocorre após o Tribunal de Contas da União (TCU) dar 24 horas para a Caixa entregar documentos e demais explicações sobre o serviço de crédito atrelado ao programa social do governo.

Na noite da última segunda-feira (24), a Caixa informou que, seguindo orientações do TCU, congelou a liberação de empréstimos dessa modalidade por 24 horas — enquanto se preparava para entregar os documentos solicitados. O banco sinalizou que o ministério deve aprovar a ampliação do prazo, mas ainda não foi oficializado. Caso a resposta seja positiva, a liberação do crédito poderá ocorrer apenas na próxima semana.

TCU abriu processo para analisar a concessão do crédito pessoal

Continua após a publicidade

O Ministério Público de Contas pediu que o TCU analisasse a oferta de crédito pessoal aos beneficiários do Auxílio Brasil. O ministro Aroldo Cedraz, do TCU, pediu que a Caixa apresentasse esclarecimentos e sugeriu que o banco suspendesse a liberação de novos empréstimos nessa modalidade até que fosse feita a avaliação da documentação, como uma medida de "zelo com o interesse público".

Lucas Rocha Furtado, subprocurador-geral do Ministério Público junto ao TCU, alegou suposta "utilização com finalidade meramente eleitoral e em detrimento das finalidades vinculadas do banco". Ele também sugeriu a adoção de uma medida cautelar determinando que o banco se "abstenha de realizar novos empréstimos consignados para os beneficiários do Auxílio Brasil até que essa Corte de Contas se manifeste definitivamente sobre o assunto".

Fonte: G1