Publicidade

Assistente universal, Gemini e mais: as novidades de IA no Google I/O 2025

Por  • Editado por Bruno De Blasi |  • 

Compartilhe:
Reprodução/Google
Reprodução/Google
Tudo sobre Google

Realizado nesta terça (20), Google I/O contou com uma série de inovações e anúncios da empresa no desenvolvimento de IA. Os destaques ficam por conta de novos modelos do Gemini e um novo protótipo de “assistente universal” para ajudar com várias tarefas diárias ao mesmo tempo.

As novidades foram reveladas pelo CEO do Google DeepMind (divisão voltada para o desenvolvimento de IA), Demis Hassabis. O executivo reforçou a combinação entre os modelos do Gemini e a “inteligência de ações” para combinar respostas rápidas com o novo projeto — veja os destaques:

  • Assistente universal de IA
  • Gemini mais inteligente e outros modelos
  • Mais ferramentas para desenvolvedores
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Assistente universal de IA

A ideia de assistente universal de IA ainda é um protótipo em desenvolvimento pelo Google, mas a empresa trouxe alguns detalhes sobre o funcionamento do recurso, divulgado como "pessoal, proativo e poderoso". A ferramenta seria capaz de navegar no celular, conversar em tempo real, fazer ligações e executar mais de uma tarefa ao mesmo tempo durante o dia.

Um vídeo de demonstração do Google trouxe a IA em ação para ajudar a consertar uma bicicleta. Durante toda a interação, conduzida por voz pelo Gemini Live, a ferramenta abriu arquivos em PDF, vasculhou e-mails, pesquisou na web e fez ligações de áudio.

O protótipo também segue o conceito de “contexto pessoal”, anunciado para o Gemini durante a conferência. Isso permite que a IA analise dados de vários produtos da conta Google de uma pessoa, incluindo Gmail e Drive, para gerar respostas personalizadas.

A empresa desenvolve o assistente com base em oito pilares:

  • Recuperação de conteúdo;
  • Controle da interface;
  • Destaque de agentes;
  • Assistente de chamadas;
  • Base de conhecimento;
  • Diálogo com atenção ao contexto;
  • Compras personalizadas;
  • Diálogo nativo de áudio.

O objetivo da empresa é levar o assistente para diversos produtos de IA, como o Gemini Live e o Search Live (ferramenta de busca em tempo real com a câmera). Por enquanto, a Big Tech ainda coleta feedbacks de testadores e não liberou a ferramenta para uso.

Continua após a publicidade

Gemini mais inteligente e outros modelos

Durante o evento, a Gigante das Buscas revelou melhorias nos modelos atuais da família Gemini 2.5, a mais recente da empresa. As opções multimodais tiveram ajustes nos resultados de voz, na memória e no controle de ações, por exemplo.

Outra novidade é a variante 2.5 Deep Think, voltada para pesquisas mais complexas e que leva um tempo maior para gerar uma resposta — na visão da companhia, alguns prompts exigem mais tempo e que a IA “pense” mais.

O CEO da DeepMind aproveitou o espaço para mostrar novidades nos chamados “modelos de mundo” — aqueles capazes de simular e interpretar o mundo como um todo — com destaque para IAs geradoras de rascunhos e modelos 3D a partir de comandos de texto. 

Continua após a publicidade

GALERIA: destaques e anúncios do Google I/O

Mais ferramentas para desenvolvedores

A leva de anúncios ainda trouxe novidades para desenvolvedores de IA. O Gemini Code Assist, liberado no começo do ano para auxiliar com tarefas de programação, agora é abastecido pela família de modelos Gemini 2.5.

Continua após a publicidade

A plataforma Colab, usada para acessar recursos multimodais da API do Gemini, vai ganhar o suporte de agentes de IA em breve para facilitar tarefas. Além disso, o Google liberou o acesso ao assistente Jules, que atua diretamente com o GitHub para corrigir bugs e resolver outras tarefas de programação.

Acompanhe a cobertura completa do Google I/O no Canaltech:

VÍDEO: qual é a melhor IA no mercado?

Continua após a publicidade