Publicidade

Zica no Nintendo Switch 2: usuários relatam problema na conexão à internet

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Gabriel Furlan Batista/Canaltech
Gabriel Furlan Batista/Canaltech
Tudo sobre Nintendo

Usuários estão usando as redes sociais para relatar problemas de conectividade no Nintendo Switch 2 usando o cabo de rede. O console, além de se conectar via Wi-Fi, também possui uma porta Gigabit Ethernet na sua dock para uma maior estabilidade e velocidade durante as jogatinas. 

Porém, muitos estão vendo que o próprio console se desconectar via cabo, voltando a se apoiar na rede wireless para se manter online. Alguns afirmam terem entrado em contato com a Big N, revelando que a companhia está ciente do problema e que ainda não há uma solução simples para o erro.

Ou seja, é incerto que o problema da porta Ethernet do Nintendo Switch 2 ocorra por causa do seu sistema operacional ou por conta do hardware. Se for um caso de software, uma atualização de firmware poderia facilmente resolver a questão — apesar de que isso implicaria no temor de outros tipos de problema aparecerem após o update.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

De acordo com os relatos, a única solução oferecida pelo suporte técnico da Nintendo é enviar o Switch 2 e a dock para o reparo via garantia. A companhia pede que os usuários enviem tudo, mesmo que apenas um dos acessórios (neste caso, a dock) esteja apresentando a falha. Porém, outros revelam que o problema sumiu quando usaram um adaptador Ethernet para USB

Conexão do Nintendo Switch 2

Em termos técnicos, por padrão as configurações de internet do Nintendo Switch 2 vão buscar a conexão sem fio. É através dela que os usuários vão realizar a primeira atualização e atrelar sua conta ao videogame durante a etapa inicial. 

Porém, após este momento, eles podem optar por usar a porta Ethernet para conexão com fio (enquanto o videogame estiver na dock). Desta forma, pode ter uma estabilidade maior para as partidas do multiplayer online e para o Gamechat — ferramenta que permite chat de voz e vídeo, este último caso o usuário tenha a Nintendo Switch 2 Camera. 

No entanto, o console híbrido acaba revertendo as configurações para a rede sem fio, aparentemente de forma aleatória. Em alguns casos, reiniciar o videogame reverte a situação. Em outros, relatam que mesmo completando alguns passos simples, o problema permanece e mantém os usuários frustrados. 

Nas redes sociais, o público reclama que a produção acelerada do Nintendo Switch 2 pode ter contado com alguns componentes defeituosos. A companhia fabricou uma quantidade maior do que o comum, para impedir a ação de scalpers e também de ser impactada com as atuais tarifas do mercado internacional.

Continua após a publicidade

Vale notar que, ainda que a Nintendo realize testes prévios, todo lançamento de consoles pode apresentar erros ou problemas que não estavam em seus planos. O primeiro Switch também causou dores de cabeça, assim como o PS5 e o Xbox Series — todos corrigidos ao longo do tempo, seja via atualizações ou com versões aprimoradas. 

Isso justifica o motivo de muitos jogadores evitarem esta fase inicial de lançamento. Mesmo assim, o videogame vendeu 3,5 milhões de unidades em apenas 4 dias e pode ser a estreia mais bem-sucedida de um console em todos os tempos.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: em nosso Canal do YouTube, nós jogamos Mario Kart World e discutimos todas as novidades do jogo e do Nintendo Switch 2.

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*