Publicidade

Review Mario Kart World | Jogo não reinventa a roda, mas se sai muito bem

Por  • Editado por Jones Oliveira |  • 

Compartilhe:
Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

Mario Kart World chegou como o grande jogo de lançamento com o Nintendo Switch 2, que mostra a força que a franquia tomou e todas as expectativas de continuar os passos do título anterior — Mario Kart 8 Deluxe. As corridas se tornaram maiores, trouxeram uma disputa mais acirrada e escreveu um novo capítulo para o seu próprio universo. Porém, isso tudo está valendo a pena?

Uma das mais gratas surpresas do título é o Modo Livre, que permite explorar todas as pistas e os percursos entre elas no formato de “mundo aberto”. Ali poderá encontrar seus amigos no multiplayer online, participar de desafios, desbloquear novas skins e juntar moedas. 

De forma similar ao que vemos na franquia Forza Horizon, é neste momento de Mario Kart World que se pode aproveitar tudo o que ele tem a oferecer. Seja apreciando as paisagens ou reunindo os colegas para treinar, é ali onde passará grande parte de seu tempo dentro da experiência do Nintendo Switch 2.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Prós

  • Extremamente divertido
  • O Modo Eliminatória tem a melhor dinâmica do jogo
  • Gráficos e desempenho impecáveis
  • Toda a experiência encantará os fãs

Contras

  • Modo Livre muitas vezes soa vazio
  • A ausência das pistas clássicas é sentida

Ficha técnica de Mario Kart World

  • DesenvolvedorNintendo
  • Produtora: Nintendo
  • Gênero: Corrida
  • Data de lançamento: 05/06/2025
  • Plataformas: Nintendo Switch 2
  • Multiplayer: Local e Online (PvP)
  • Testado no Nintendo Switch 2 através de código cedido pela produtora

Para complementar os modos já clássicos como o Grande Prêmio e as Batalhas, também foi acrescentado ao jogo o Confronto e a Eliminatória. Este segundo é um verdadeiro battle royale de Mario Kart World, levando os jogadores ao seu limite da velocidade para estarem entre os primeiros — isso se não estiver fazendo de tudo para subir ao topo do pódio.

Continua após a publicidade

Começam 24 corredores, depois você está em conjuntos de eliminação dos 4 últimos jogadores a cada volta. Ou seja, temos de 16 até os quatro finais — destes, sairá um vencedor. Este modo é extremamente dinâmico, caótico e cheio de nuances, o que trará muita diversão (e nervosismo, caso seja eliminado por qualquer razão).

Os novos itens e elementos também acrescentam bastante à experiência de Mario Kart World. Seja agigantando o seu carro, paralisando os oponentes com esferas de gelo, pulando nas paredes ou deslizando nos trilhos e corrimãos, há várias formas de chegar em primeiro lugar. Dizem que em time que se está ganhando não se mexe, mas aqui mexeram e deixaram ainda melhor.

"Cuide bem do coração, o Modo Eliminatória pode provocar grandes emoções enquanto tenta escapar da eliminação certa" - Diego Corumba
Continua após a publicidade

Mario Kart World é uma evolução

Apesar de Mario Kart World ser um jogo espetacular e divertir bastante, ele é um passo em direção à grande evolução da franquia. Sem nos prender às questões técnicas, ele não é um salto assim tão longe do que tivemos em MK8 Deluxe. E, por favor, não entenda isso errado: não é algo que seja essencialmente ruim, mas aquém do que a plataforma poderia oferecer.

Um elemento que me desapontou bastante foi o “vazio” do mundo aberto do game. Você tem os desafios, os pit stops com skins, moedas e bônus escondidos por todo o mapa, mas eles estão muito espalhados (e muitas vezes escondidos) que você ficará vagando — muitas vezes, para não ter uma recompensa que esteja de acordo com o tempo gasto.

Continua após a publicidade

Poderia descrever o Modo Livre como visualmente espetacular, com um desempenho sem precedentes e com os personagens mais carismáticos do mundo, mas com pouquíssimas atividades. Tenho de confessar que isso me tirou grande parte da vontade de explorá-lo, o que motivou a passar mais tempo nas outras modalidades. 

Valendo das reclamações, também é válido notar uma grande ausência: não há qualquer uma das pistas clássicas disponíveis para o público em Mario Kart World. Claro que vemos referências a várias delas no que está liberado dentro da experiência, mas não queria ver a Nintendo prendendo elas a um futuro DLC ou coisas do tipo — apesar de ser inevitável.

Ou seja, tudo o que você vê dentro do jogo mantém a sua grande diversão e entretenimento. A sua proposta principal ele atinge e com louvores, principalmente quando entra seriamente no Modo Eliminatória. Porém, não espere ver ele reinventando a roda no Nintendo Switch 2 — com poucas mudanças para quem buscava uma verdadeira revolução neste capítulo.

Continua após a publicidade

Um aspecto que eu gostaria de reforçar é que, em meio a dezenas de jogos que ficaram  disponíveis no novo console híbrido, Mario Kart World foi o primeiro (e único, por enquanto) que fez os meus olhos brilharem de verdade. No momento que desbloqueei a Estrada Arco-Íris, segui para ela e percorri toda a pista, isso me mostrou o potencial desse trecho se tornar um dos momentos mais emblemáticos de toda a série. 

"Há um momento da Estrada Arco-Íris que você sentirá toda a experiência passando diante dos seus olhos, misturado ao visual incrível que a versão de Mario Kart World traz. É incrível" - Diego Corumba

Mario Kart World vale a pena?

Ainda que neste primeiro momento o jogo Mario Kart World esteja extremamente divertido e movimentado, é válido lembrar que ele deve receber mais conteúdo futuramente. Apesar de poder desbloquear skins, a Estrada Arco-Íris e mais veículos, a Nintendo deve continuar investindo neste título por uns bons anos para ampliar sua base de jogadores.

Continua após a publicidade

Isso também envolverá algumas mudanças pontuais. Talvez adicionar mais elementos no Modo Livre, assim como corrigir problemas como o carro de moedas que fica jogando elas de forma infinita e permite conseguir reunir quantas precisar para obter os carros. Ou seja, com o passar do tempo eles podem melhorar ainda mais tudo o que já está excelente.

Ao menos Mario Kart World cumpre com as expectativas e nos traz um verdadeiro sucessor para Mario Kart 8 Deluxe. Com o suporte contínuo, a possibilidade de usar a Nintendo Switch Camera dentro no modo online e se tornar um verdadeiro campeão de várias formas diferentes, diversão é o que não vai faltar dentro do game. Só recomendamos que prepare o capacete, pois os cascos não vão poupar ninguém que estiver pelo caminho. 

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade