Publicidade

Xbox teria encerrado departamento de distribuição de mídia física

Por| Editado por Jones Oliveira | 29 de Janeiro de 2024 às 16h05

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/ Canaltech
Ivo Meneghel Jr/ Canaltech

A Xbox teria encerrado os departamentos voltados para distribuição própria de jogos em mídia física. O movimento não define, necessariamente, a migração total para o padrão digital, mas reduz custos de logística própria, passando a abastecer varejistas por meio de parcerias sob demanda e em menor escala.

Segundo Daniel Ahmad, Diretor de Pesquisas e Insights da Niko Partners, alguns títulos AAA da Xbox contam com 80% de sua representação de mercado em formato digital. Sendo assim, reduzir o investimento no padrão de mídia física faz sentido do ponto de vista econômico, e corte já se reflete no mercado brasileiro.

Continua após a publicidade

Fim da mídia física?

Tanto Xbox quanto PlayStation já vêm considerando a possibilidade de abandonar as mídias físicas há um certo tempo. Inclusive, mesmo os jogos físicos são copiados quase integralmente para o armazenamento interno do console durante a instalação, com o disco funcionando apenas como uma chave DRM para validar sua legitimidade.

Dessa forma, comprar jogos físicos não traz muitos benefícios aos jogadores, além do fator colecionismo e da possibilidade de revender ou emprestar os jogos a amigos. Ao que tudo indica, oferecer as mídias físicas também é um gasto pouco interessante para as fabricantes, por consumir recursos que poderiam ser melhor investidos em setores mais estratégicos.

O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia

Alguns documentos sigilosos do Xbox vazados em setembro de 2023 revelaram detalhes da atualização de hardware prevista para os Series X e S, e algo que chamou a atenção foi a ausência de leitor de disco nos renders publicados. Além das imagens, a estratégia de comunicação da empresa também parece tentar apresentar o formato "all-digital" como algo bom.

Naturalmente, os vazamentos levantaram a especulação sobre a migração para o formato totalmente digital já na geração atual, a partir do refresh para os Series X|S Pro (nome não oficial). Até o momento, a Microsoft não confirmou que irá abandonar o formato, mas fechar departamentos de distribuição pode ser o primeiro passo para um futuro em que, na prática, ninguém mais terá jogos, apenas licenças temporárias de uso.