Publicidade

Xbox não terá mais jogos em disco no Brasil

Por| Editado por Jones Oliveira | 03 de Fevereiro de 2023 às 17h41

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft respondeu nesta sexta-feira (03) sobre relatos de que os jogos de Xbox não serão mais lançados em mídia física no Brasil, pelo menos quando se fala dos exclusivos da marca. Após a publicação de um varejista indicando o fim da produção de games em disco para o videogame no país, a empresa indicou, em comunicado enviado ao Canaltech, que a partir de agora os títulos estarão disponíveis em formato digital.

A informação começou a circular nas redes sociais nesta sexta, depois que a loja Anime Jogos, de Taguatinga (DF), publicou sobre o assunto no Instagram. Na postagem, a varejista cita contatos com distribuidores e afirma que games bastante esperados para as próximas semanas, como Hogwarts Legacy e o remake de Resident Evil 4, já não terão versões em disco para Xbox em nosso país.

Continua após a publicidade

O problema também foi apontado em outro lançamento recente, Dead Space, cujo remake chegou ao país apenas com edição em disco para o PlayStation 5. Enquanto isso, no caso dos títulos da Warner e Capcom, apenas pré-vendas de versões para consoles da Sony estavam disponíveis no formato físico na maior parte das lojas, mais um indicativo de que algo de errado estaria acontecendo com a distribuição nacional de games para Xbox.

O motivo, de acordo com a varejista taguatinense, seriam as baixas vendas dos jogos em disco para o console da Microsoft diante do sucesso de serviços como o Game Pass. Vale a pena lembrar também que, em nosso país, o Xbox Series S — que não tem drive de disco — representa a opção mais em conta da geração atual, o que pode ter levado a um desinteresse por jogos físicos.

Continua após a publicidade

O comunicado da Microsoft é curto, com poucos detalhes aparentemente restritos a seus jogos exclusivos. A empresa não fala diretamente no fim das mídias físicas como um todo nem cita games de desenvolvedoras parceiras, afirmando apenas que seus títulos, a partir de agora, estarão disponíveis em códigos digitais ou no dia do lançamento por meio do Game Pass.

Quando consultada em busca de esclarecimentos pela reportagem, a empresa não foi além:

“Em Xbox, sempre buscamos maneiras diferentes de continuar trazendo aos fãs o melhor conteúdo para jogar no dispositivo que eles desejam. A comunidade agora pode aproveitar nossos jogos por meio de códigos digitais ou em seu primeiro dia, através do Game Pass. Estamos ansiosos por incríveis 12 meses que temos pela frente.”

O Canaltech também buscou contato com distribuidoras do setor nacional de jogos, incluindo aquelas envolvidas no lançamento de Resident Evil 4 no Brasil. Não houve resposta até o fechamento dessa reportagem, mas ela será atualizada caso surjam novas informações.

Continua após a publicidade

Atualização 03/02/2023 18h33: Em novo contato com o Canaltech, a Microsoft disse não ter confirmado o fim da produção de jogos em disco para Xbox no Brasil, reafirmando apenas que os títulos para a plataforma seguem disponíveis em formato digital, sem dar mais detalhes sobre a disponibilidade de versões físicas. A matéria foi atualizada para refletir esse posicionamento.

Atualização 27/02/2023 11h04: Em resposta ao contato feito pelo Canaltech, a Warner Bros. Games confirmou que Hogwarts Legacy não chegou ao Brasil com versões em disco para Xbox, sendo vendido apenas em versões digitais nesta plataforma, bem como no PC. Por aqui, o PlayStation 5 foi o único console a receber edição física do game.

"A Warner Bros. Games confirma que Hogwarts Legacy não contará com mídias físicas para os consoles Xbox no Brasil, porém as versões digitais Standard e Deluxe podem ser encontradas para compra pela Xbox Games Store. Além disso, Hogwarts Legacy também conta com sua versão digital para PC, e mídias físicas e digitais para PlayStation 5."