Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Xbox suspende venda de consoles na Rússia

Por| Editado por Bruna Penilhas | 04 de Março de 2022 às 15h48

Link copiado!

Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Ivo Meneghel Jr/Canaltech
Tudo sobre Microsoft

A Microsoft suspendeu a venda dos consoles Xbox Series X e Xbox Series S na Rússia. A decisão foi anunciada pela companhia nesta sexta-feira (4) em resposta à invasão do país presidido por Vladimir Putin à Ucrânia.

Em comunicado no blog oficial da Microsoft, o presidente da empresa, Brad Smith, não mencionou diretamente a marca Xbox, mas deixou claro que a decisão abrange a venda de todos os produtos e serviços da gigante norte-americana da tecnologia.

Continua após a publicidade

"Como o resto do mundo, estamos horrorizados, irritados e tristes com as imagens e notícias vindas da guerra na Ucrânia e condenamos essa invasão injustificada, não provocada e ilegal da Rússia", escreveu Smith.

Até o início desta tarde, as compras de jogos digitais ainda estavam disponíveis na versão russa da loja Xbox — fato que deve mudar em breve. A Microsoft concordou em trabalhar com os governos dos Estados Unidos, da União Europeia e do Reino Unido para interromper a operação de serviços e negócios no país do leste europeu.

Para evitar uma escalada dos conflitos com interferência militar, os países do Ocidente escolheram responder à ofensiva russa incentivando boicotes econômicos e tecnológicos do setor privado.

Continua após a publicidade

Ucrânia faz pedido a Sony e Microsoft

Nesta semana, o vice-primeiro-ministro ucraniano pediu oficialmente que Sony e Microsoft, donas das marcas PlayStation e Xbox, suspendessem temporariamente as operações e vendas na Rússia e na Belarus.

Mykhailo Fedorov publicou uma declaração no Twitter solicitando o bloqueio temporário de todas as contas russas e bielorrussas nas plataformas, bem como a proibição temporária das equipes dos países a participarem de qualquer evento de esportes eletrônicos.

Além da Microsoft, a Electronic Arts anunciou a exclusão dos times do campeonato russo e da seleção do país nos jogos de futebol FIFA. A Sony, por sua vez, não anunciou qualquer medida até o momento, pelo menos oficialmente.

Continua após a publicidade

A empresa japonesa dona da marca PlayStation retirou, sem alarde, o novo jogo de corrida Gran Turismo 7 de circulação na Rússia. O título foi lançado nesta sexta-feira em todo mundo, menos no território do leste europeu e na versão da PlayStation Store do país.

Fonte: Eurogamer