Xbox some do Walmart nos EUA e espaço é ocupado por jogos da Nintendo
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Há algum tempo, fontes do mundo inteiro relatam que os consoles e produtos Xbox estão sumindo das prateleiras das principais varejistas, incluindo as do Brasil. Agora, jogadores registraram que lojas como o Walmart estão utilizando os expositores do Xbox para promover jogos de Nintendo Switch 2 e outros produtos.
- Vale a pena comprar um Xbox Series em 2025 ou é cilada?
- Xbox Series usado vale a pena? 5 cuidados ao comprar
No X, o usuário GrandBudapest14 compartilhou a foto de uma seção de jogos do Xbox em uma unidade local do Walmart, onde parte dos títulos foi substituída por filmes.
Já o Omnipotentgam0r publicou uma imagem de um expositor da marca com mídias físicas do Nintendo Switch 2, incluindo Cyberpunk 2077, Donkey Kong Bananza, Mario Kart World e outros jogos.
Apesar do material compartilhado pelos jogadores, não é possível afirmar que o Walmart esteja, de fato, substituindo os produtos do Xbox. Contudo, embora sejam situações isoladas, o cenário pode se tornar uma realidade em breve.
A marca Xbox vem sofrendo duros golpes desde a aquisição da Activision Blizzard pela Microsoft, em outubro de 2023. O negócio de hardware de jogos da empresa começou a enfraquecer a partir do momento em que foi anunciado o lançamento de seus jogos para plataformas como PlayStation 5 e Nintendo Switch, o que oferece menos motivos para adquirir um Xbox Series. Desde então, a cada trimestre a marca registra quedas consecutivas nas vendas de hardware.
A aposta da Microsoft no mercado digital nesta geração ficou evidente com o lançamento do Xbox Series S e, mais recentemente, do Xbox Series X Digital Edition — ambos sem leitor de disco. Esse investimento se torna ainda mais claro com o foco da empresa em serviços e jogos na nuvem, além do aparente desinteresse em levar seus títulos first-party para as prateleiras.
Somando-se a esse cenário, tanto os consoles quanto os serviços do Xbox vêm sofrendo aumentos de preços expressivos. Nos EUA, por exemplo, a linha Xbox Series sofreu dois reajustes somente neste ano. A edição especial do Xbox Series X com 2 TB de armazenamento foi o modelo mais afetado, com um aumento de US$ 200 apenas em 2025.
Como resultado, a Costco, uma das maiores varejistas do mundo, anunciou recentemente que não comercializará mais consoles Xbox, citando uma “decisão de negócios”.
Aumento do Xbox Game Pass foi golpe de misericórdia
Se a situação já não era positiva, a Microsoft agravou a crise ao reformular o Xbox Game Pass com aumentos de preços expressivos. No Brasil, o reajuste foi particularmente significativo, com o plano Ultimate chegando a R$ 120 consideravelmente alto, mesmo sem oferecer todas as suas funcionalidades na região.
A medida gerou uma grande revolta global entre os usuários, incluindo fãs da marca, resultando em um volume de cancelamentos tão grande que chegou a sobrecarregar o site oficial do Xbox.
Leia também no Canaltech:
- Como cancelar a assinatura do Xbox Game Pass?
- Ainda vale a pena comprar um Xbox One em 2025?
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?