Xbox One vai rodar jogos de nova geração via xCloud

Xbox One vai rodar jogos de nova geração via xCloud

Por Felipe Demartini | Editado por Jones Oliveira | 16 de Junho de 2021 às 12h20
Divulgação

A E3 2021 trouxe consigo os primeiros anúncios de games exclusivos para o Xbox Series X|S, mas também uma esperança para quem ainda deseja ficar com o Xbox One por mais tempo. De acordo com a Microsoft, em um resumo de sua conferência, a ideia é usar o sistema de computação na nuvem xCloud para permitir que até mesmo o console de velha geração, em seus modelos lançados em 2013, sejam capazes de rodar os títulos mais recentes, ainda que não plenamente compatíveis com ele.

Um exemplo será Flight Simulator, que chega em 27 de julho à plataforma de nova geração depois de uma temporada exclusiva nos PCs. Isso não quer dizer, claro, que a novidade estará disponível já ao final do mês que vem, mas a própria Microsoft indica que não deve demorar, uma vez que o xCloud já permite rodar games pesados em plataformas como celulares, tablets e até navegadores de internet.

A publicação dá a entender que mais detalhes sobre essa ideia serão divulgadas em breve, mas sem data específica. Nesta quinta (17), por exemplo, a Microsoft realiza uma espécie de versão estendida de sua apresentação na E3 2021, com a presença de alguns desenvolvedores que anunciaram games no último domingo, com mais detalhes sobre Psychonauts 2, o DLC de Piratas do Caribe em Sea of Thieves e Grounded, entre outros. Não há, entretanto, expectativa de coisas inéditas e isso deve incluir, também, o xCloud.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Enquanto isso, a Microsoft segue reafirmando o seu compromisso com a plataforma de antiga geração e garante que muitos dos títulos mostrados na feira estarão disponíveis nela. É o caso, por exemplo, de Halo Infinite, Twelve Minutes, Sommerville e, claro, um dos grandes anúncios da apresentação, Forza Horizon 5. O foco também volta a recair sobre o Game Pass, com a maior parte dos games exibidos chegando no dia do lançamento à plataforma.

Para quem não conhece, o xCloud é um sistema em que todo o processamento dos jogos acontece nos servidores da Microsoft, com os jogadores recebendo apenas as imagens do título em execução e enviando de volta os controles, que são processados e retornam em forma de jogabilidade. O sistema segue em fase avançada de testes, inclusive no Brasil, e é citado como um dos pilares da estratégia atual da empresa no mercado de videogames, com ela olhando com carinho para a sinergia entre diferentes plataformas.

Nos consoles em si, a ideia é que o xCloud seja implementado no final deste ano, mas não há uma data definida e, até agora, não existiam detalhes sobre seu funcionamento. Originalmente, a Microsoft havia falado na plataforma como uma forma de entregar testes de jogos ou experimentações, mas agora, a notícia se torna mais atrativa para quem ainda não deseja investir em um console de nova geração.

Fonte: Microsoft

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.