Xbox Classics: jogos de Xbox 360 vão mesmo chegar ao PC? Não é bem assim
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

O conhecido leaker eXtas1s afirmou que a Microsoft estaria trabalhando com a equipe do emulador Xenia Canary para expandir a retrocompatibilidade do Xbox Original e Xbox 360 para PC, Game Pass e xCloud. O programa é conhecido provisoriamente como Xbox Classics e estaria supostamente marcado para chegar em 2026. Apesar de promissor, temos um spoiler: o rumor foi negado pela própria equipe do Xenia.
- Xbox confirma que novo console e portátil terão chips da AMD
- Xbox simplesmente sumiu das lojas em muitas partes do mundo
O boato partiu de uma fonte do insider que alega trabalhar na Microsoft. Segundo eXtas1s, “a Xbox está criando uma plataforma de emulação para jogos de Xbox 360 e Xbox original, permitindo rodar esses títulos com melhorias significativas dentro do Game Pass e em todas as plataformas que rodam o aplicativo do Xbox”. O "Xbox Classics" estaria previsto para chegar em 2026, no 25º aniversário da marca Xbox, e, de acordo com o leaker, ocorreria em duas fases.
A equipe do Xenia estaria trabalhando juntamente com a Microsoft para trazer o projeto à vida. Para quem não conhece, Xenia Canary é um emulador open-source de Xbox 360 para PC. "Por isso, a Microsoft incorporou o time do Xenia como colaboradores third party, somando sua experiência à dos engenheiros do Xbox", afirmou o leaker.
Quatro jogos já estariam confirmados no novo programa: Fable 2, Skate 3, Gears of War 3 e Batman: Arkham Asylum. Vale lembrar que esses jogos já estavam presentes no ecossistema do Xbox, mas agora seriam mais estáveis e otimizados para PC e nuvem de forma emulada.
"Esses não são todos os jogos — são apenas alguns exemplos. Também haverá novos títulos chegando ao catálogo e ao Game Pass. Segundo me disseram, a ideia é adicionar novos jogos de Xbox 360 ao Game Pass, alimentando essa nova plataforma chamada Xbox Classics", explica extaS1s."
Outros títulos estariam sendo cogitados para integrar o programa, incluindo: Def Jam Fight for NY, Assassin's Creed Brotherhood, Castle Crashers, Darksiders 2, Left 4 Dead 2, Prince of Persia (2008) e Skate 2.
Segundo ele, a estratégia de emulação funcionaria em três versões:
- Xbox Series X e consoles futuros
- PC - com emulação via Xenia Canary
- XCloud - otimizada para servidores com tecnologia personalizada da AMD, com melhor estabilidade, desempenho e eficiência energética
Xenia e jornalistas negam rumor
Apesar de conter muitas informações, a própria equipe do emulador Xenia, além de jornalistas como Jez Corden e Tom Warren, negaram categoricamente o boato divulgado por eXtas1s.
Membros do Discord oficial do projeto Xenia discutiram sobre a suposta notícia. O moderador e integrante do projeto, ZolaKluke, afirmou que o rumor “não é real”, sendo ele um membro da equipe. “A Microsoft tem seu próprio emulador de Xbox 360; eles nunca consultariam o Xenia”. ZolaKluke também acrescentou: “Se fosse real, eu estaria sob um acordo de confidencialidade (NDA)”.
Outros membros do Discord também negaram o rumor, enquanto alguns ainda se perguntam sobre as informações de eXtas1s. Em resposta a um tweet, Jez Corden, Editor-Chefe do portal Windows Central, comentou: "O Xbox está se esforçando para levar seus jogos a mais dispositivos, mas esse cenário específico ainda não existe no momento". Já Tom Warren, do The Verge, foi um pouco mais objetivo em sua resposta e comentou apenas "lol (rindo muito)" sobre o assunto
Apesar de três fontes aparentemente negarem as informações, eXtas1s segue firme com sua posição. Quando confrontado por um usuário, o vazador contou: “O contexto completo é que a Microsoft obtém patrocínios, benefícios e funcionários do GitHub. Todo mês, eles fazem alianças ou contratam grupos e indivíduos que contribuem com soluções e projetos para a Microsoft”.
O insider argumentou: “Neste caso, a Xenia aderiu ao programa no mês passado. Se for esse o caso, e eles estiverem sob um acordo de confidencialidade, logicamente não podem fazer nada além de negar, mas não se preocupem, nos vemos em 2026”.
Por fim, ele disse ainda que a informação partiu de uma Newsletter para funcionários da Microsoft, "então não há espaço para confusão".
Apesar de o assunto ter se tornado um verdadeiro cabo de guerra, saberemos mais detalhes apenas em 2026 ou se a Microsoft confirmar (ou negar) os rumores apresentados por eXtas1s.
De qualquer forma, a Microsoft vem reforçando seu compromisso com recursos de retrocompatibilidade com seus primeiros consoles há um tempo. A estratégia, inclusive, é bem elogiada pelos jogadores que ainda podem ir à loja e comprar jogos de Xbox Original e Xbox 360.
Recentemente, a marca anunciou uma parceria de vários anos com a AMD para integrar sua próxima geração “que reúne console, portáteis, PC, nuvem e acessórios”, afirmou a presidente do Xbox, Sarah Bond. A executiva também garantiu que pretende trazer os avanços da próxima geração “enquanto mantém a compatibilidade com a nossa biblioteca já existente de jogos Xbox”.
Leia também: