Os 7 Vaults mais perturbadores de Fallout
Por Paulinha Alves • Editado por Durval Ramos | •
Quem é fã da franquia Fallout, seja porque adora os jogos de videogame da Bethesda ou porque gostou da série de drama pós-apocalíptico do Amazon Prime Video, sabe que os abrigos subterrâneos construídos pela Vault-Tec Corporation possuem objetivos muito diferentes daqueles originalmente revelados ao público.
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Embora tenham sido anunciados como bunkers que serviriam para abrigar a população dos EUA durante uma guerra nuclear contra a China — um conflito que há anos vinha crescendo e se mostrava cada vez mais inevitável dentro do universo da saga —, os Vaults, na verdade, se revelaram ser um experimento social feito pela empresa em parceria com o próprio governo do país.
Mesmo capazes de abrigar seus habitantes por centenas de anos como o prometido, os bunkers tinham finalidades diferentes, que transformavam seus habitantes em verdadeiros ratos de laboratório, cujas reações eram observadas por cientistas.
Embora na produção da Amazon apenas os Vaults 33, 32, 31 e 4 apareçam, quem já jogou os games sabe que há centenas de outros abrigos construídos, como o Vault 12, destinado a estudar os efeitos da exposição gradual à radiação; o Vault 22, responsável por criar culturas e flora geneticamente modificadas e o Vault 112, em que há uma simulação de realidade virtual.
Para conhecer alguns dos abrigos subterrâneos da franquia criados para conduzir experimentos verdadeiramente aterrorizantes, o Canaltech montou uma lista com os 7 Vaults mais perturbadores de Fallout. Vale lembrar que tanto a série quanto os jogos estão ambientados no mesmo universo, compartilhando, portanto, do mesmo cânone.
7. Vault 11 - O cofre do sacrifício
Mostrado pela primeira vez no game Fallout New Vegas, o Vault 11 foi um dos bunkers construídos pela Vault-Tec que contou com um de seus experimentos mais sádicos. Localizado no Deserto de Mojave, em Nevada, ele reuniu um grupo de pessoas que, todos os anos, precisava eleger um sacrífico dentre seus moradores em troca da sobrevivência do restante da comunidade.
Com muito pesar e eventuais tentativas de revoltas, seus habitantes seguiram as ordens até restarem apenas cinco moradores, que se recusaram terminantemente a continuar com tal sofrimento. Para sua surpresa, no entanto, nesse momento foi revelado que tudo não passava de um teste de empatia, já que, desde o princípio, caso se recusassem a matar alguém, seriam libertados do abrigo.
Enlouquecidos com o absurdo da revelação, quatro dos cinco sobreviventes decidiram se matar, enquanto o único morador restante abandonou o cofre e nunca mais foi visto.
6. Vault 68 e Vault 69 - O cofre dos gêneros
Citados nos materiais complementares do jogo (mais precisamente na Bíblia Fallout escrita pelo designer do Fallout 2, Chris Avellone) o Vault 68 e o Vault 69 tinham uma premissa relativamente simples, mas extremamente aterrorizante: enquanto no primeiro foram trancafiados 999 homens e apenas uma mulher, no segundo foram presos 999 mulheres e apenas um homem.
Embora os horrores vividos por esses dois moradores nunca tenham sido revelados — a população de ambos os bunkers morreu rápido, já que nenhuma deles conseguiu perpetuar a espécie por muitas gerações —, é de se imaginar que atrocidades tenham sido cometidas, tornando insustentável a vida desse homem e dessa mulher.
5. Vault 75 - O cofre do experimento de eugenia
Um experimento feito para conseguir “material genético superior”, o Vault 75, que teve sua história revelada no jogo Fallout 4, foi outra das criações perturbadoras da Vault-Tec. Localizado em Massachussets, embaixo de uma escola do Ensino Fundamental, o bunker foi apresentado para a população como um lugar para abrigar os alunos e as suas famílias dos perigos da superfície.
Ao serem confinados no local, no entanto, todos os adultos presentes foram assassinados, enquanto as crianças passaram a ser testadas em exercícios físicos e mentais. Ao completarem 18 anos, os considerados fracos também foram mortos, enquanto os fisicamente fortes passaram por uma colheita genética e os intelectualmente superiores integraram a equipe de cientistas da empresa.
4. Vault 77 - O cofre do homem fantoche
Mencionado em Fallout 3 e retratado nos quadrinhos promocionais da Penny Arcade, o Vault 77 foi um experimento da Vault-Tec criado para testar como um humano em isolamento reagiria ao confinamento da empresa. Para isso, o bunker em questão foi fechado apenas com um único homem, os suprimentos necessários para ele sobreviver e uma caixa de brinquedos com alguns fantoches.
Como já era de se esperar, o homem solitário a princípio ficou desesperado, mas também esperançoso de que outros humanos pudessem eventualmente aparecer. Aos poucos, no entanto, ele aceitou sua condição, abriu a caixa de fantoches e enlouqueceu com os puppets que encontrou lá dentro. Conta a história que o “Homem Fantoche”, como ficou conhecido, conseguiu escapar do abrigo em 2079, mas se tornou uma das lendas assustadoras do universo da franquia.
3. Vault 81: O cofre das doenças
Talvez o único experimento de Fallout que teve um “final feliz”, apesar de sua premissa aterrorizante, o Vault 81 localizado em Boston, Massachussets, foi um abrigo destinado a fazer seus residentes de cobaias humanas para descobrir a cura de várias doenças. A ideia era a de que, enquanto seus cientistas ficassem vivendo em uma seção secreta do local, de onde pudessem observar a situação, seus moradores civis fossem inconscientemente expostos a todo tipo de doenças e testes de cura.
Mostrado em Fallout 4, o bunker, no entanto, pôs um fim aos seus planos originais quando o supervisor responsável pelo projeto decidiu sabotar aquela ideia absurda, permitindo assim que a população ali confinada vivesse normalmente, sã e saudável. Não à toa, o Vault 81 foi um dos poucos abrigos que prosperou e conseguiu se repovoar ao longo dos anos, permanecendo habitado.
2. Vault 87: O cofre com cobaias da FEV
Um cofre que não teve tanta sorte assim e acabou, de fato, transformado seus habitantes em cobaias involuntárias, foi o Vault 87. Localizado no nordeste da Virginia e mostrado em Fallout 3, ele foi um centro de pesquisa que expôs seus residentes ao FEV (o vírus evolucionário forçado, capaz de mudar tanto o genótipo quanto o fenótipo de seres humanos), enquanto cientistas monitoravam seus resultados.
Ainda que muitos de seus moradores tenham morrido, aqueles que conseguiram sobreviver se transformaram em Super Mutantes, assumindo eventualmente o controle do abrigo e conseguindo chegar à superfície. Isso fez com que a região do cofre ficasse infestada de criaturas, que passaram a sequestrar pessoas e transformá-las em seres da sua espécie.
1. Vault 106: O cofre das drogas psicoativas
Como se tudo isso não fosse suficiente, o Vault 106 também localizado no nordeste da Virginia e mostrado em Fallout 3, foi outros dos cofres da Vault-Tec que fez de seus moradores cobaias involuntárias de estudo clínicos. Neste abrigo, dez dias após seus portões serem fechados, drogas psicoativas passaram a ser liberadas no sistema de filtragem de ar local.
Como imaginado, essa exposição a substâncias que atuam diretamente no sistema nervoso central fizeram com que seus habitantes fossem acometidos por alucinações, se tornassem pessoas extremamente violentas e, inevitavelmente, enlouquecessem. Os poucos que restaram, passaram a atacar qualquer um que aparecesse no Vault, que mesmo após 200 anos permaneceu filtrando drogas psicoativas para dentro do abrigo.
Confira a seleção dos 7 Vaults mais perturbadores de Fallout feita pelo Canaltech:
- Vault 11 - O cofre do sacrifício
- Vault 68 e Vault 69 - O cofre dos gêneros
- Vault 75 - O cofre do experimento de eugenia
- Vault 77 - O cofre do homem fantoche
- Vault 81: O cofre das doenças
- Vault 87: O cofre com cobaias da FEV
- Vault 106: O cofre das drogas psicoativas