Valve afirma que Steam Machine é melhor do que 70% dos PCs dos jogadores
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

O engenheiro de hardware da Valve, Yazan Aldehayyat, afirmou no último sábado (15) que o Steam Machine será igual ou melhor do que 70% dos computadores que os jogadores têm em sua casa.
- Quanto custa montar um PC gamer igual ao Steam Machine?
- Valve anuncia console Steam Machine com lançamento em 2026
Em entrevista ao podcast Adam Savage’s Tested, Aldehayyat acredita que seu desempenho se torna grandioso pelo uso do processador e GPU semicustomizados da AMD, assim como a otimização do SteamOS e a presença dos 8 GB de VRAM.
Em questão de VRAM, o Steam Machine usa a mesma capacidade de GPUs como a RTX 3060 (a mais popular) e a RTX 4060, que correspondem a 33,46% dos usuários — o que tem de mostrado uma preocupação de uma parcela da comunidade.
A última pesquisa também aponta que quase 30% dos jogadores possuem placas com VRAM de 12 GB ou mais, o que significa que apenas neste aspecto, o Steam Machine se posiciona igual ou à frente dos 37% restantes, que utilizam hardware com VRAM de 8 GB ou menos.
Já a CPU AMD Zen 4, de 6 núcleos e 12 threads, é similar aos modelos mais populares do Steam. Enquanto isso, a potência da placa RDNA 4 é o grande trunfo. Aldehayyat afirma que a proposta é focar no custo-benefício: em vez de um hardware "high-end", será usado upscaling (FSR 3) para entregar gráficos em 4K a 60 FPS, o que é um verdadeiro salto para jogadores com PCs mais fracos.
Steam Machine acima de opções populares
Além disso, os dados da Valve revelam que apenas 4,65% dos jogadores rodam seus títulos em qualidade de resolução 4K — o que é possível no Steam Machine. 53% dos jogadores veem a experiência em 1080p.
Outro fator importante é que, ao contrário do Steam Deck que precisa que seus jogos sejam otimizados para o dispositivo, o novo console/PC rodará todos os games lançados no Steam nativamente — mesmo que exija resoluções mais baixas em casos pesados, como é o caso de Cyberpunk 2077.
Até o momento, a Valve divulgou que o Steam Machine será lançado no início de 2026, mas não há um preço definido. Rumores apontam que ele pode chegar por volta de US$ 400, porém a informação não foi confirmada pela companhia.
Leia também no Canaltech: