/i483301.jpeg)
VALORANT | Após novas denúncias de assédio, Nicolino é afastado mais uma vez
Após a Riot Games Brasil anunciar o retorno do caster Nícolas “Nicolino” Emerenciano na terça-feira (3), novas denúncias relatando casos de má conduta por parte do caster surgiram nas redes sociais. Depois destas acusações, a Riot optou por voltar atrás na decisão de Nícolas voltar a integrar o time de transmissão do VCTBR, agora afastando o narrador por tempo indeterminado.
- VALORANT | Riot anuncia retorno de Nicolino ao VCTBR após acusações de assédio
- Riot Games confirma versão de Valorant para smartphones
Atenção: o texto a seguir pode conter gatilhos (assédio e abuso sexual).

O primeiro comunicado da Riot Games sobre o caso gerou revolta nas redes sociais devido a falta de clareza da desenvolvedora de VALORANT e League of Legends sobre as investigações. Nos últimos dias, outras mulheres do mercado de games e eSports publicaram relatos no Twitter acusando Nicolino de má conduta e assédio.
É muito horrível ler esses relatos e se dar conta de que isso não só rolou com você como você foi totalmente manipulada na conversa a acreditar que não era na maldade, já que ele tinha NAMORADA (que também é minha amiga) e tava só buscando conselhos sobre a situação. + https://t.co/iv1kMF7MSt
— Luiza (@llollymarchetti) August 4, 2021
Helena Nogueira, jornalista e apresentadora, publicou um relato em seu perfil no Twitter, dizendo que sofreu assédio por parte de Nícolas em 2017, quando ambos trabalhavam na Agência EA. Na publicação, ela comenta que o caster a agarrou pelos braços e tentou forçar um beijo durante uma festa em que funcionários da empresa estavam presentes.
[Alerta de gatilho] pic.twitter.com/yFRibkau4G
— Helena Nogueira (@helvnog) August 4, 2021
Leticia "Let" Eubank, streamer, também relatou a forma como Nícolas a abordou, mas sem citá-lo nominalmente. Em uma sequência de postagens no Twitter, a streamer disse que o narrador conversava com ela sobre problemas no seu relacionamento e que o caster chegou a enviar fotos íntimas através de outra rede social, o Instagram.
é claro que não deu em nada né? você pensou em tudo antes, sabia que não seria umas acusações, das várias mulheres que você *supostamente* fez isso que iam pesar no teu lado
— let eubank (@leteubank) August 3, 2021
era tudo pensado: você fingia uma amizade, começava a falar sobre sexo, queria saber sobre o+
Neila, produtora de conteúdo, publicou um vídeo de protesto pelo retorno do caster, chegando a convidar a comunidade do VALORANT para integrar a hashtag #ForaNicolino no Twitter. Devido às novas denúncias vindo das pessoas que acusam Nícolas de assédio, a Riot Games Brasil publicou um segundo comunicado no Blog do VCTBR, afastando o caster por tempo indeterminado.
Atualização sobre o caster Nicolino: https://t.co/egObTG0jbC
— VALORANT Champions Tour Brazil (@valesports_br) August 3, 2021
O Canaltech apurou que, em julho, as denúncias foram enviadas para a Riot através de um formulário, respeitando o anonimato das envolvidas. Mesmo após o envio de vários relatos, o caster teria sido considerado pela Riot apto a voltar para as transmissões do VCTBR.
Nícolas publicou uma nota no Twitter, admitindo a conduta inapropriada com várias mulheres, chegando a citar o fato de que estava em um relacionamento na época. De acordo com a publicação, as pessoas envolvidas no caso estavam “interessadas e alinhadas com a situação”.
— nicolino ✌🏼🇫🇷 (@nicolinonez1) August 4, 2021
O Canaltech procurou a Riot Games Brasil para obter mais informações sobre o processo de investigação da empresa sobre o caso, mas a empresa optou por manter o posicionamento publicado no blog.
Gostou dessa matéria?
Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.