Travou no chefe? Sony patenteia IA que assume controle e ajuda a derrotar o boss
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A Sony registrou, na Organização Mundial da Propriedade Intelectual (WIPO), uma patente de um assistente de Inteligência Artificial que ajuda os jogadores a passarem por partes difíceis de jogos. Batizado de "AI Generated Ghost Player", o registro foi feito em 2025 pela companhia e descoberto pelo site Boing Boing na última segunda-feira (29).
- 10 estúdios que são a favor do uso de IA nos videogames
- Como a Inteligência Artificial mudou os jogos lançados em 2025
A ideia é que o "AI Ghost" apareça dentro do jogo para ajudar o jogador em tempo real, seja como uma sombra, um contorno ou um personagem.
O assistente, então, mostraria o caminho ou quais botões os jogadores precisam apertar para passar de fase. Outro modo permitiria que o AI Ghost assumisse o controle do jogo temporariamente e, basicamente, jogasse sozinho.
A tecnologia foi pensada para funcionar em consoles, jogos via nuvem e VR. Segundo a descrição da patente, essa IA seria treinada assistindo a milhares de horas de vídeos de outros jogadores em plataformas como YouTube, Twitch e redes sociais. Assim, o AI Ghost aprenderia como vencer chefes e resolver quebra-cabeças.
"Embora a tecnologia tenha avançado, alguns jogadores precisam de assistência", diz a descrição da patente na WIPO. "Os jogos tornaram-se complicados, levando jogadores não experientes a desistir. Embora possam pesquisar na internet, esse processo consome tempo e, muitas vezes, não é relevante para o cenário específico que o jogador enfrenta no momento."
A Sony não é a primeira a investir em IA para assistência nos jogos
A dona do PlayStation não foi a única a se interessar por trazer assistência de IA aos jogos. A Microsoft é a líder de investimentos na área quando falamos em videogames, levando o Gaming Copilot Beta ao Windows e celulares.
Diferentemente do AI Ghost da dona do PlayStation, o Gaming Copilot funciona mais como um chatbot que ensina aos jogadores estratégias e melhores builds em jogos, por exemplo.
Leia também no Canaltech:
- "Tamagotchi com IA" tem emoções e reconhece sua voz; veja como funciona
- 5 estúdios que são contra o uso de IA nos videogames
- Polêmica: Clair Obscur perde prêmio de Melhor Jogo Indie por usar IA
Vídeo: O que é o Stop Killing Games? Será LEI a preservação de jogos digitais na União Europeia?
Fonte: Boing Boing, WIPO