Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

The Sims 4 | 5 pacotes de expansão que valem a pena comprar

Por| 30 de Janeiro de 2021 às 15h00

Link copiado!

Divulgação/EA Games
Divulgação/EA Games

A situação é a seguinte: você abre o Origin e se depara com aquele vasto catálogo de conteúdo adicional do The Sims 4. A ideia de expandir a jogabilidade é bem agradável, mas o que comprar primeiro? Vale investir em um pacote de expansão mais amplo, que contempla todos os lotes? Ou vale mais a pena comprar um pacote concentrado em apenas um universo, e bem mais temático, por assim dizer? Calma. Estamos aqui para te ajudar a entender quais são os 5 pacotes de expansão que valem a pena comprar — e que fique claro: não estamos falando de pacotes de jogo e nem coleções de objeto.

Em novembro de 2020, a franquia The Sims lançou nada menos que seu décimo pacote de expansão! Trata-se do Diversão na Neve, que tem uma temática um pouco mais voltada à cultura japonesa. Sendo assim, desconsiderando pacotes de jogo e coleção de objetos, são simplesmente dez opções, ou seja, quando não se tem muito conhecimento do que exatamente as expansões trazem para a jogabilidade, é muito fácil se perder. E considerando que esses pacotes têm um custo elevado (R$ 159 no Origin), é importante saber direitinho o que você está comprando e se o pacote realmente é relevante ao jogo.

5. Ilhas Tropicais

Continua após a publicidade

Ok, seu sim já pode trabalhar, ter bichinhos e até se tornar um grande astro mundial. Mas que tal... só descansar e tirar umas férias? Essa é a premissa do The Sims 4 Ilhas Tropicais. Neste pacote, a grande estrela é o novo mundo, a ilha de Sulani, que traz muitas referências à Polinésia.

Justiça seja feita: Sulani é o mundo mais bonito de The Sims 4. Sem comparação. A estética das praias é muito bonita e faz com que dê aquele fundo de tristeza quando as férias acabam e seu sim precisa voltar para a cidade. Ah, mas se você quiser simplesmente morar em Sulani também dá! Inclusive o jogo traz a aspiração de vida na praia e os traços "filho da ilha" e "filho do oceano", em que sua função é simplesmente proteger as praias do grande mal da sociedade: o próprio ser humano.

Continua após a publicidade

Um dos grandes diferenciais do pacote é a possibilidade de criar sereias! Para isso, basta selecionar a opção de sereia no criar um sim. Lá, você dá a aparência normal de um sim, mas também pode escolher qual aparência terá a sereia quando entrar em contato com o mar. A sereia tem poderes de canto que influenciam diretamente o humor dos sims ou o tempo. Mas é preciso tomar muito cuidado, porque ela pode morrer de desidratação! É um pacote ideal para quem busca fugir da mesmice.

4. Rumo à Fama

Não adianta disfarçar: sabemos que você já ensaiou um discurso de Oscar durante o banho, com um vidro de shampoo na mão simulando o prêmio. Na vida real, isso pode estar bem distante de acontecer, mas não no The Sims! Com a expansão Rumo à Fama, seu sim pode se tornar um astro. O pacote traz o mundo Del Sol Valley, que traz referências bem perceptíveis a Los Angeles, Califórnia. O mundo conta com mansões de celebridades e até clubes exclusivos que só deixam estrelas entrarem.

Continua após a publicidade

O grande diferencial desse pacote é a possibilidade de seguir carreira como ator/atriz (o que traz consigo a habilidade de interpretação), e o legal é que, assim como aquelas carreiras anteriormente citadas do Cães e Gatos e Ao Trabalho, essa é uma profissão que permite acompanhar o seu sim. Só que, assim como na vida real, ser ator no The Sims é uma carreira que exige fazer testes o tempo todo, e o cachê varia bastante, tornando a vida financeira bem instável. Para isso, é preciso contratar uma agência de talentos e ir fazendo os testes. Vale ressaltar que nos testes você não controla o seu sim, mas nas gravações sim. Outro ponto é que o sim pode se tornar DJ e até YouTuber.

O pacote traz duas novas aspirações: uma voltada à carreira da atuação, e outra voltada à conquista da fama. E é aí que entramos no outro grande diferencial do The Sims 4 Rumo à Fama, que é a chance de ficar famoso, propriamente dito. A novidade vem com dois medidores: um que aponta o quanto você é conhecido, e outro que mostra a sua reputação.

Para aumentar a fama, o sim deve realizar algumas interações específicas (como criar um perfil nas redes sociais, praticar canto ou atuação em público). Para aumentar a reputação, você pode contratar uma agência de relações públicas e pedir para eles divulgarem histórias boas sobre o seu sim. Quer virar um vilão super famoso? Também dá! Basta pedir para essa mesma agência publicar histórias polêmicas ao seu respeito, e voilà!

Continua após a publicidade

Conforme seu sim vai se tornando famoso, ganha alguns "pontos de fama", que podem ser trocados por algumas regalias. Ao se tornar famoso, seu sim ganha fãs e recebe pedidos de autógrafo e de selfies. Além disso, os paparazzi não vão te deixar em paz. Mesmo. Nem sob suborno.

3. Ao Trabalho

Um "problema" do The Sims é que não é possível acompanhar o sim quando ele sai para trabalhar. Se seu sim mora sozinho, isso acarreta em um desperdício muito grande de tempo, porque você precisa colocar na velocidade rápida e não há nada para fazer além de esperar que ele volte para casa. Resumidamente: uma chatice. Mas com The Sims 4 Ao Trabalho isso muda!

Continua após a publicidade

Antes que você se decepcione: não, infelizmente o pacote não torna todas as profissões assistíveis. Seria um sonho, mas isso não acontece. Mas o pacote traz três possibilidades de profissões que você pode acompanhar: cientista, detetive e médico. E esse é o grande diferencial do pacote: poder controlar o seu sim inclusive no trabalho dele. Caso você não goste muito dessas três áreas, também é possível ser um comerciante, criando a sua própria loja.

O pacote de expansão traz o mundo Magnolia Promenade, que é bem comercial, basicamente para você ter suas lojas. Outro recurso é a habilidade de confeitaria, com direito a novas receitas. Mas, além das carreiras, um grande diferencial do Ao Trabalho é poder criar nada menos que alienígenas! O processo para criá-los é o mesmo do Criar Um Sim.

Como essa expansão traz hospitais, quando a sua sim engravida, é possível (e até aconselhável, diga-se de passagem) dar à luz num hospital, o que também é um diferencial e tanto para a jogabilidade, deixando mais realista.

Continua após a publicidade

2. Gatos e Cães

Doguinhos! Outro pacote de expansão do The Sims 4 que vale apena é o Gatos e Cães, que também muda totalmente a perspectiva do jogo. Depois que se compra o pacote, vem aquela sensação de "por que eu não comprei isso antes?", uma vez que ele torna a jogabilidade muito mais divertida e completa.

Para os jogadores dos outros volumes da franquia, a possibilidade de criar bichinhos de estimação não é exatamente uma novidade, uma vez que já tivemos expansões do tipo para o The Sims 2 e para o The Sims 3. Mas quem já teve esses pacotes sabe bem que o jogo sem animais deixa uma sensação de que há algo faltando.

Continua após a publicidade

O The Sims 4 Gatos e Cães só traz duas possibilidades de animais (o que já é possível presumir pelo nome do pacote), mas traz uma safra tão imensa de raças, que não fica enjoativo. Outro ponto positivo é que você pode dar uma personalidade ao seu bichinho, já que tem um painel de traços semelhante ao que já existe para os sims.

Outro ponto positivo é que, além de escolher a raça do seu pet, também é possível personalizá-lo, algo que o jogo não economizou: dá para mudar as orelhas, os olhos, a pelagem e tem até mesmo uma ferramenta de edição, que permite criar manchas e pintas e pintar o animal como bem entender, com a cor que desejar, não importa o quão bizarro fique.

Mas na opinião de muitos jogadores, a grande estrela desse pacote é a carreira veterinária: você pode trabalhar nisso ou ainda abrir sua própria clínica para cuidar dos bichinhos, acompanhando o seu sim durante o trabalho, o que é um diferencial que só podia ser visto no pacote Ao Trabalho. Vale ressaltar que durante o Criar um Sim, há novos traços (amante de gatos ou amante dos cães) e até uma nova aspiração (amigo dos animais).

Continua após a publicidade

Fora que a expansão também conta com um mundo próprio, chamado Bridleton Bay, que é uma vizinhança bem familiar com lugares bem receptivos a cães e gatos, com parques cheios de recursos para entreter e treinar o seu animal, atividades que aumentam a nova habilidade "adestramento de animais". Em suma, para quem se diverte com pets, é um prato cheio.

1. Estações

Se você perguntar para qualquer fã de The Sims 4 qual pacote de expansão comprar primeiro, a maioria provavelmente vai indicar o Estações. Ele é tão intrínseco à jogabilidade que sequer deveria ser um pacote de expansão, e seu conteúdo deveria estar presente no jogo base. Acontece que, como já é de se esperar, a temática dele envolve as quatro estações, e você não sabe que precisa ter o pacote até comprá-lo de fato.

Continua após a publicidade

The Sims 4 Estações é o pacote de expansão que mais colabora para um genuíno toque de realidade à vida dos sims, porque é apenas com ele que se tem mudanças no tempo. Ter dias ensolarados e dias chuvosos (e neve!) faz toda a diferença para tornar o jogo mais realista. E você só se dá conta disso depois que compra o pacote.

A expansão também traz uma sensação maior de passagem de tempo, por causa do calendário e dos feriados. É com esse pacote que finalmente temos Natal e Ano Novo, o que é muito legal. Ao longo de cada feriado, há uma listinha com coisas que o seu sim deve fazer, bem parecido com o que acontece quando se dá uma festa, por exemplo.

Se você deseja um universo novo e temático, esse não é o pacote certo. Mas as mudanças que o Estações traz contemplam simplesmente todos os lotes, e, diferente dos pacotes mais temáticos, esse faz parte de toda a sua rotina, então é impossível jogar sem aproveitar as coisas que ele traz. Menção honrosa para a estética do jogo, que é muito bela com essa mudança de estações, considerando que toda a paleta de cores vai se alterando também, colaborando para esse realismo. O trabalho de áudio também é muito realista, o que dá um toque a mais para aquela sensação de ter valido a pena.