Publicidade

Switch 2 não dá conta da Unreal Engine 5? Análise mostra problemas de desempenho

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Gabriel Furlan Batista/Canaltech
Gabriel Furlan Batista/Canaltech
Tudo sobre Nintendo

Muitos jogos feitos com a Unreal Engine 5, o motor gráfico polêmico, têm saído ultimamente. O Switch 2 é o mais novo hardware a lidar com esse motor gráfico e, segundo o Digital Foundry, não muito bem por conta de restrições na CPU do SoC do novo console da Nintendo. Alguns games não têm os principais recursos da engine, como Lumen e Nanite.

O canal analisou Cronos: The New Dawn, um bom jogo de terror, mas particularmente pesado, Split Fiction e Fortnite e os comparou com as versões de Xbox Series S, o console que mais chega perto do Switch 2 a nível de hardware.

Unreal Engine 5 não é otimizado para hardware mais fraco

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mesmo sem os recursos mais avançados da Unreal Engine 5 nas versões de Switch 2 desses jogos, ainda é possível enfrentar os famosos stutters de travessia, quando o jogador passa por um bloco de cenário e ele precisa ser carregado. E com um processador mais fraco, o novo console da Nintendo não ficou imune ao infame problema desse motor da Epic Games.

O Digital Foundry ainda sugere que a Unreal Engine 5 não foi otimizada a um nível que se encaixe dentro das capacidades de um hardware mais modesto, como é o caso do Switch 2. E olha que estamos falando de dois jogos que não são tão exigentes, como Split Fiction e Fortnite. A situação piora quando se trata de Cronos: The New Dawn e outros jogos mais pesados feitos na UE5.

Vale lembrar que o motor gráfico da Epic Games passou por atualizações para que se adequasse ao hardware do PS5 e Xbox Series, incluindo o Series S que é consideravelmente mais fraco e constantemente acusado de segurar a atual geração por conta disso. Seria questão de tempo até que a Unreal Engine 5 também fosse adequada ao Switch 2? É esperar para ver. Até hoje, PC gamers têm dores de cabeça em games feitos nesse motor gráfico. Vale lembrar que existem jogos pesados feitos com outras engines que se saíram bem no console da Nintendo.

Veja mais do CTUP:

Seu resumo inteligente do mundo tech!Assine a newsletter do Canaltech e receba notícias e reviews sobre tecnologia em primeira mão.
*E-mail
*