O que é motor gráfico?
Por Lu do Magalu • Editado por Bruno Salutes |

Se você é fã de games, talvez já tenha escutado o termo "motor gráfico" ou a versão em inglês "engine" e se perguntado: "o que isso quer dizer?" Essa característica é muito importante em qualquer jogo e é o assunto da matéria de hoje!
Dá uma conferidinha abaixo para saber exatamente o que o motor gráfico faz em um jogo e os principais nomes existentes na indústria!
O que faz um motor gráfico?
Sabe, criar um jogo eletrônico é muito complicado. Olha só: tudo o que compõe um jogo, desde os cenários, os sons, a movimentação dos personagens e muitas outras características, precisa estar em harmonia, não é? Só assim o jogo funciona corretamente.
Cada uma dessas peças se comporta como um motorzinho, que unidas se transformam em um motor gráfico, ou simplesmente "engine" - motor em inglês - só que tem um problema: um sistema tão complexo eleva muito o custo de produção, então o mesmo motor gráfico é usado em vários jogos.
Resumindo: o motor gráfico é um grupo de funções disponibilizadas que facilitam o desenvolvimento do jogo, impedindo que tudo tenha que ser criado do zero, o que ajuda os artistas no processo de criação e garante que todas as áreas de um jogo funcionem adequadamente.
O Unreal Engine é um dos mais utilizados no mercado, mas tem vários outros importantes! Dá uma olhadinha em alguns deles e onde você já deve ter visto, e jogado:
- CryEngine: usado em vários jogos da série FarCry, Everybody's Gone to the Rapture e Ryse: Son of Rome;
- Frostbite: usado em vários jogos da série Battlefield, FIFA e Need for Speed;
- iD Tech: usado em vários jogos da DOOM, Wolfenstein e The Evil Within;
- Unity: usado em Free Fire, Ori and the Will of the Wisps e Subway Surfers;
- Unreal Engine: usado em Fortnite, vários jogos Tom Clancy's e na série Arkham.
Talvez você se pergunte: "Lu, todos os motores gráficos podem ser usados por outras empresas?" Na verdade não! Muitos engines são licenciados a outros estúdios, mas têm alguns só são usados por um estúdio, como no caso da Naughty Dog para os jogos Uncharted, The Last of Us e Jak & Dexter.
Esses são só alguns, existem muitos outros por aí e sabe o mais legal: o motor gráfico abre tantas possibilidades, usado fora da indústria de games, como em O Mandaloriano, criando cenários com o Unreal Engine. Incrível, né?
Compartilha esse texto com seus amigos que curtem games e em breve eu estou de volta com mais curiosidades incríveis!