Super Mario World recebe mod em widescreen 16:9

Super Mario World recebe mod em widescreen 16:9

Por Guilherme Sommadossi | Editado por Jones Oliveira | 22 de Junho de 2021 às 11h20
Reprodução/Vitor Vilela

Os jogos clássicos seguiam o padrão das televisões de tubo e eram feitos com a imagem na proporção 4:3, com um aspecto mais quadrado. Atualmente, as telas são retangulares e em widescreen, no formato 16:9, fazendo com que jogos como Super Mario World e outros clássicos fiquem limitados ao quadrado e os espaços pretos para preencher o espaço do monitor ou sejam deformados. Um hacker, no entanto, demonstrou que existe uma alternativa.

O hacker de ROMs Vitor Vilela modificou a versão original do clássico de Super Nintendo da resolução 256x224 para 352x224. O mod chamou a atenção porque ele não simplesmente alonga e deforma a imagem para o 16:9, mas sim reajusta o jogo, o que oferece um maior campo de visão ao jogador, sem esticar nenhum elemento.

Quer ficar por dentro das melhores notícias de tecnologia do dia? Acesse e se inscreva no nosso novo canal no youtube, o Canaltech News. Todos os dias um resumo das principais notícias do mundo tech para você!

Vilela ainda disse que o patch também suporta o formato 16:10 e que já está planejando a versão ultrawide, com aspecto 21:9.

Infelizmente o histórico da Nintendo com mods e versões adaptadas de seus jogos não é bom. A empresa já processou diversos sites e fãs que recriaram seus jogos nos computadores e venceu nos tribunais.

Fonte: The Verge

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.