Steam aperta o cerco contra jogos adultos após pressão de empresas de pagamento
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A guerra entre desenvolvedores de jogos adultos e o Steam segue causando polêmica e, ao que tudo indica, quem está perdendo são os criadores. Há dois meses, a Valve começou uma verdadeira repressão contra esse tipo de conteúdo em sua plataforma após pressão de grupos e de processadoras de pagamento, em especial Mastercard, Visa e PayPal — que limitou as compras no Steam a uma seleta lista de moedas, deixando o real brasileiro de fora.
A pressão resultou em uma série de remoções de jogos adultos e em mudanças nas políticas da plataforma, que parecem estar ficando mais rígidas. Conforme relatado pelo Polygon, há desenvolvedores tendo seus conteúdos removidos, com alguns sendo barrados antes mesmo de entrar no Steam.
O portal relata que um desenvolvedor teve £ 80 mil em ganhos retidos pelo PayPal em agosto devido ao seu jogo de temática adulta (apesar de não contar com sexo explícito), tornando seu trabalho "funcionalmente ilegal".
"Tive minhas contas comerciais encerradas por três grandes bancos tradicionais e fui rejeitado por quase todos os 'bancos de aplicativo', como Wise, Revolut, etc", afirmou o desenvolvedor.
Steam exige cartão de crédito para acessar conteúdo adulto
No Reino Unido, a situação é ainda mais complexa, pois o país adotou medidas de restrição de idade conhecidas como U.K. Online Safety Act, que responsabiliza provedores, mídias sociais e serviços pela segurança dos usuários. Por lá, sites estão exigindo verificação de idade para impedir que crianças acessem conteúdo adulto, o que vem sendo bastante criticado por cidadãos britânicos.
O Steam, por exemplo, exige que o jogador cadastre um cartão de crédito para acessar esse tipo de jogo, o que pode excluir muitos usuários sem acesso ao recurso.
O Discord também foi alvo de críticas ao exigir que os usuários tirem fotos do próprio rosto para a verificação de idade. Porém, jogadores teriam descoberto uma forma inusitada de burlar o sistema: usando o modo foto de Death Stranding 2: On the Beach.
Leia também no Canaltech:
-
Steam muda forma que exibe análises de jogos na loja
- Por que o SteamOS é promissor, mas ainda não substitui o Windows?
- Vale a pena comprar um Steam Deck?
Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?
Fonte: Polygon