Publicidade

Square Enix remove produtor de Final Fantasy 14 e 16 da diretoria

Por  | 

Compartilhe:
Reprodução/Square Enix
Reprodução/Square Enix
Tudo sobre Square Enix

A Square Enix removeu Naoki Yoshida (conhecido como Yoshi-P pelos fãs), produtor de Final Fantasy 14 e 16, de seu quadro de diretores. Não foi divulgado se ele pediu por isso ou se ele foi rebaixado de sua posição. A companhia e o profissional não se pronunciaram oficialmente sobre o assunto.

Yoshida completou 10 anos no cargo, já que sua promoção à diretoria ocorreu em 2015. Em 2018, passou a atuar como diretor-executivo e produziu os principais games da franquia mais popular da produtora. É válido ressaltar que ele não foi demitido, atendendo atualmente como um funcionário de cargo executivo.

É provável que a mudança na Square Enix tenha ocorrido por pedidos do próprio Yoshi-P. Em algumas ocasiões, ele reclamou de ter uma alta posição na companhia e que achava mais divertido apenas produzir os games. Rumores apontavam que, em 2023, ele tentou sair do cargo e a própria empresa não permitiu 

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Mudanças na Square Enix

Desde 2024 a Square Enix está prometendo grandes mudanças em suas operações. As vendas fracas de Final Fantasy 16 e até de FF7 Rebirth levaram a produtora a afirmar que interromperam a sua estratégia de lançamentos exclusivos e seu foco seria de levar seus títulos para diversas plataformas.

Além disso, eles se mostraram favoráveis ao uso da inteligência artificial para impulsionar o desenvolvimento de seus títulos. O plano é não ter de esperar múltiplos anos para lançar seus grandes projetos, encurtando o período e ter um retorno financeiro mais dinâmico. 

Sucesso de Final Fantasy XIV

Apesar de FF16 não ter vendido tão bem, a Square Enix não tem do que reclamar de Final Fantasy 14. O MMORPG tem uma base sólida de jogadores em todo o planeta e recebe eventos com frequência - o que atrai mais pessoas para a experiência online.

Mais conteúdo está previsto para chegar ao fim de março, com a Square Enix prometendo a atualização “Seekers of the Eternity”. O próprio Naoki Yoshida apresentou em fevereiro diversos conteúdos que serão inclusos no título, ampliando sua história e aventuras.

Vídeo: qual é a melhor opção, jogar no console ou no PC? Nós do Canaltech discutimos sobre a experiência de cada um em nosso canal do YouTube!

Continua após a publicidade