Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Speed Box: jogo de celular traz quebra-cabeças simples e divertidos

Por| Editado por Bruna Penilhas | 25 de Agosto de 2022 às 18h30

Link copiado!

Divulgação/Yellow Panda Games
Divulgação/Yellow Panda Games

Caso você esteja procurando um jogo de celular fácil, rápido e desafiador, pode parar de procurar. Speed Box pode ser perfeito para você e já está disponível de graça para Android (via Google Play Store) e iOS (via App Store). O objetivo do game é levar bloquinhos de um lugar a outro; porém, existem vários obstáculos pelo caminho, os quais se acumulam e ficam mais difíceis, fase após fase.

Este foi um dos games escolhidos para ser publicado pelo Magalu Games, divisão de apoio financeiro e mentoria do Magazine Luiza a estúdios independentes brasileiros. O título é produzido pelo estúdio Yellow Panda Games, localizado em Balneário Camboriú (SC).

Continua após a publicidade

Apesar de ser um jogo de quebra-cabeças, é bem fácil e simples de pegar o jeito. As primeiras fases do game — são 100 disponíveis no total — apresentam a mecânica principal: mover um bloco de um lugar ao outro. Você desenha linhas retas com o dedo, e o segue o caminho. É necessário passar por outros bloquinhos pequenos para pegá-los e depositá-los em um lugar indicado, concluindo o nível.

No entanto, quanto mais você progride, mais complicado fica essa tarefa. Algumas plataformas podem desencadear ações específicas assim que você passa por cima delas: por exemplo, algumas podem soltar espinhos, outras podem ativar caminhos bloqueados, ou até mesmo se despedaçarem. Caso você não consiga mais se movimentar, é preciso reiniciar a fase e elaborar uma estratégia diferente.

Ao fim de cada fase, o jogador recebe uma pontuação de até três estrelas. Quanto menos movimentos ele fizer, mais pontos ele recebe. No entanto, o jogador pode fazer quantas jogadas quiser, sem pressa.

Continua após a publicidade

Magalu foi imprescindível para o jogo se tornar realidade

O Speed Box era um projeto “na gaveta” até o Magalu anunciar o programa de investimento em games, em novembro de 2021. Quem revelou isso foi Gabriela Fratini, diretora do jogo e sócia da Yellow Panda Games, em conversa com o Canaltech.

“Nosso foco sempre foi produzir jogos para outras empresas, em um esquema B2B [business to business, ou seja, negócios para negócios]. Nunca tínhamos feito um jogo próprio e, por isso, ninguém botava muita fé no Speed Box. Porém, quando soubemos do edital do Magalu, foi o primeiro passo para torná-lo realidade”, disse em entrevista ao Canaltech.

Continua após a publicidade

A empresa conta com 11 pessoas fixas e alguns prestadores de serviço. Já o Speed Box foi produzido por apenas quatro pessoas, divididas entre programação, level design, direção de arte e testes. O maior desafio na produção, diz Fratini, foi a criação de fases — mas também foi a mais divertida. “Primeiro, damos várias ideias para o game, depois fazemos os filtros. Escolhemos as melhores sugestões com base no que é mais viável para fazer com a equipe e com o tempo que temos”, disse. “Até cubos com raio laser foram sugeridos”, brincou.

Na opinião dela, ter o Magalu apoiando o mercado nacional de games é “sensacional”. Ela diz que a indústria ainda é carente de investidores que acreditem e entendam o negócio; por isso, “esse foi um passo gigantesco”. “Assim como nós, talvez outros desenvolvedores tenham oportunidades de tirar suas ideias da gaveta”, espera.

Fratini é uma das poucas mulheres líderes na indústria de games

Continua após a publicidade

Fratini tem apenas 25 anos e é formada em Design de Jogos e Entretenimento Digital. Ela ingressou na Yellow Panda Games como programadora assim que terminou os estudos, mas também já atuou na direção de arte, no level design, no atendimento ao cliente e mais. “Até que eu bati o pé e falei: ‘seguinte, quero ser sócia dessa empresa’. Foi aí que me tornei gerente dos projetos”, explicou. Sua paixão não é “colocar a mão na massa”, mas, sim, “se certificar de que estamos no caminho certo”.

Apesar de as mulheres serem a maioria entre o público gamer (51%, segundo a Pesquisa Game Brasil de 2022), elas ainda são a minoria na indústria: apenas 29,8%, segundo a 1ª Pesquisa Nacional da Indústria de Games, divulgada durante o BIG Festival 2022. O número ainda é um pouco maior do que em pesquisas anteriores: em 2018, eram 20%; em 2014, 15%.

“Foi bem difícil no começo assumir um cargo de liderança. Quando tínhamos reuniões, as pessoas, naturalmente, se dirigiam ao meu sócio. Era como se eu não estivesse ali. Eu precisei ‘bater o pé’ e ser muito mais rígida para ser respeitada”, conta.

Speed Box é gratuito e está disponível para Android (Google Play Store) e iOS (App Store), e também aparece no SuperApp Magalu. Também já estão disponíveis os jogos Orbits Conqueror e Death Trapnite, ambos publicados pelo Magalu Games.

Continua após a publicidade