Sonic Racing CrossWorlds: saiba tudo sobre o "Mario Kart killer"
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Sonic Racing: CrossWorlds invade as pistas e chega com a proposta de atropelar por completo Mario Kart World, Garfield Kart 2 e qualquer um que se coloque no caminho do ouriço azul.
- 8 jogos e franquias esquecidos pela Sega
- Review Sonic Racing: CrossWorlds | Legado e velocidade são honrados
Porém, o que faz do mais novo título da SEGA o “Mario Kart killer”? Nós do Canaltech reunimos diversas informações sobre o jogo de corrida, que traz alguns dos maiores mascotes dos games.
Entenda o que torna Sonic Racing: CrossWorlds único e uma das maiores apostas do gênero em 2025.
O que é Sonic Racing: CrossWorlds?
A experiência em Sonic Racing: CrossWorlds segue os mesmos moldes de Mario Kart e Crash Team Racing — é um jogo de corrida com vários mascotes, que podem obter itens nas pistas para atacar os oponentes.
A ideia, como todo bom jogo do gênero, é chegar em primeiro lugar. Porém, ele se destaca por duas mecânicas interessantes e que dão um novo formato para o jogo.
Em Sonic Racing: CrossWorlds, você tem a presença dos aneis interdimensionais — que trocam a pista no meio da partida e acrescentam elementos que tornam a disputa ainda mais imprevisível.
Isso significa que uma hora você está seguro na pista, em primeiro lugar. Em menos de 1 segundo, você estará no meio de uma forte correnteza com vários obstáculos no caminho. Ou sobrevoando a lava vulcânica, enquanto desvia de dragões de fogo que atravessam o circuito.
Outro ponto importante do jogo é a presença de rivais. Não basta chegar na frente, você também precisa vencer alguns adversários que são estabelecidos dentro dos campeonatos. Isso vai gerar mais pontos, interações extras e embates ainda mais acalorados dentro da experiência.
Estes elementos tornam Sonic Racing: CrossWorlds em um game que chama a atenção. Mesmo com o formato simples dentro da corrida, o que cerca toda a disputa atrai e cria uma proximidade maior junto aos fãs.
Personagens de Sonic Racing: CrossWorlds
Claro que Sonic Racing: CrossWorlds conta com um elenco estelar e que representa bem a franquia. A presença de Sonic, Tails, Knuckles, Amy Rose, Shadow e Dr. Robotnik são garantidas, ao lado de vários aliados e inimigos do ouriço azul.
O jogo conta com 23 personagens e a presença de vários deles pela 1ª vez desde o início da série de títulos — que começou em 1997 com Sonic R (no SEGA Saturn) e segue até os dias atuais. Confira o elenco completo:
- Sonic
- Tails
- Knuckles
- Amy Rose
- Cream & Cheese
- Big
- Silver
- Blaze
- Shadow
- Rouge
- Omega
- Vector
- Espio
- Charmy
- Zavok
- Zazz
- Dr. Eggman
- Metal Sonic
- Egg Pawn
- Sage
- Jet
- Wave
- Storm
Quem comprou Sonic Racing: CrossWorlds na pré-venda, por exemplo, receberá o Werehog (de Sonic Unleashed). Já como parte do season pass, serão incluídos:
- Nine (Sonic Prime)
- Dread (Sonic Prime)
- Rusty Rose (Sonic Prime)
- Steve (Minecraft)
- Alex (Minecraft)
- Creeper (Minecraft)
- Bob Esponja (Bob Esponja)
- Patrick (Bob Esponja)
- Pac-Man (Pac-Man)
- Ghosts (Pac-Man)
Também serão incluídos alguns personagens gratuitos ao jogo. De forma grátis, o público verá a chegada de personagens crossover como Hatsune Miku, Joker (Persona 5) e Ichiban Kasuga (Like a Dragon).
É prevista a adição de outros 10 personagens em Sonic Racing: CrossWorlds, sem custos adicionais, que são mantidos em sigilo.
Foco em personalização
É importante notar que o jogo possui um alto fator de personalização, que permite uma imersão maior que se adapta aos jogadores. Você pode selecionar veículos com maior propensão à velocidade, aceleração, controle e outros fatores que são mais adequados ao seu estilo.
Além disso, com os pontos obtidos, você pode comprar novas peças que cobrem suas falhas e equilibram mais o seu carro para as disputadas corridas de Sonic Racing: CrossWorlds. Isso sem falar na possibilidade de alterar as cores, personalizar buzina e decalques etc.
Outro ponto importante é a presença de um dispositivo onde pode equipar itens. De bônus de aceleração e controle a presença de itens (começar a corrida com um turbo, por exemplo), há diversas formas de melhorar suas condições e tornar sua presença mais competitiva dentro do game.
Quanto mais o jogador progredir nos campeonatos e ganhar pontos, mais opções estarão disponíveis. O dispositivo, por exemplo, é separado em graus — que permite equipar mais itens conforme avança. Já as conquistas dão a chance para trocar os componentes do seu veículo e aprimorá-lo à sua forma.
Diversidade de pistas
As pistas de Sonic Racing: CrossWorlds são outro destaque a parte, por homenagear diversos elementos da franquia. Além do clássico circuito que faz homenagem a Green Hill Zone, por exemplo, diversos outros brilham.
É possível mencionar a presença de mapas inspirados em Sonic Adventure, Sonic Frontiers e até mesmo spin-offs. Através dos DLCs, também terão cenários de Minecraft, Bob Esponja e Pac-Man — assim como outras 3 que não foram divulgadas.
Quando e onde jogar Sonic Racing: CrossWorlds?
Sonic Racing: CrossWorlds estreia em 25 de setembro de 2025 e uma demonstração do jogo já está disponível em plataformas como o PlayStation 5, Xbox Series, Nintendo Switch e PCs.
Apesar da versão demo estar disponível nesses consoles, o jogo também terá lançamento na antiga geração de consoles de mesa: PlayStation 4 e Xbox One.
Leia também no Canaltech: