Publicidade

"Sistema quebrado": Modders pedem reforma do DMCA do Steam após onda de abusos

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
(Divulgação/Paradox)
(Divulgação/Paradox)

Diversos jogadores e membros do Steam Workshop (seção da loja da Valve voltada para encontrar, criar e baixar mods para jogos adquiridos) pedem pela reformulação do sistema de DMCA da Steam após várias reivindicações maliciosas que prejudicaram diversos mods.

O usuário Destroy-God publicou no subreddit r/Steam a situação do modelo atual de notificações de Direitos Autorais. A história começou a repercutir após um conflito envolvendo as equipes dos mods The Fire Rises (TFR) e Loong Rising of Darkness (LROD) — mod baseado no TFR —, ambos do jogo de estratégia Hearts of Iron IV.

O desentendimento acabou em uma notificação de DMCA por parte da equipe de TFR e, apesar de os dois times terem entrado em consenso, a reivindicação não foi retirada, resultando na remoção do LROD. Pouco depois, o próprio time de TFR também recebeu uma notificação de DMCA.

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Destroy-God explica que o processo de reivindicação de direitos autorais da Steam é "absurdamente rudimentar". De acordo com o usuário, o processo ocorre da seguinte maneira: "Quando alguém envia uma denúncia DMCA contra um mod, o desenvolvedor recebe um aviso da Valve por e-mail, pedindo que ele trate do problema. O desenvolvedor então precisa enviar à Valve provas de que não violou a DMCA, e a Valve revisa essas provas".

O grande problema é que quem revisa as provas é o próprio denunciante. Isso faz com que a pessoa que envia a notificação de DMCA tenha muito mais poder, enquanto quem a recebe fica mais vulnerável.

Caso as provas do desenvolvedor sejam recusadas, não há nada que ele possa fazer a não ser esperar que o denunciante retire a notificação. "Caso contrário, após um mês, a conta do desenvolvedor é suspensa por uma semana e o mod é excluído. A Valve, nesse processo, atua apenas como mensageira", conta Destroy-God.

O usuário ainda contou que mesmo acusações falsas têm sucesso nesses casos, colocando em risco qualquer mod na plataforma. Isso representa um perigo ainda maior se considerarmos jogos que dependem de conteúdos gerados por usuários, como Garry's Mod e Stellaris, por exemplo.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Continua após a publicidade

Fonte: r/Steam