Silent Hill f: O que esperar do novo jogo ambientado no Japão?
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •

A Konami lançará Silent Hill f em breve, sendo o primeiro capítulo inédito da franquia em 13 anos e com uma nova abordagem: ao invés de se passar na icônica e nebulosa cidade, você viajará diretamente para o Japão dos anos 1960.
- Silent Hill f: O que esperar do novo jogo ambientado no Japão?
- 3 melhores jogos da franquia Silent Hill
Ou seja, além de explorar um local inédito na série de jogos, você estará em período de tempo que antecede qualquer outro — já que ele se passa antes até mesmo de Silent Hill Origins, que é ambientado nos anos 1970 e serve como prequel do jogo original.
Porém, você sabe tudo o que precisa para se preparar para o lançamento de Silent Hill f? O Canaltech reuniu diversas informações do que você deve esperar do novo jogo da Konami.
🛒 Preço no chão: Silent Hill f com quase R$ 100 de desconto na pré-venda
Protagonista de Silent Hill f
A heroína de Silent Hill f é a jovem Hinako Shimizu, que tem uma vida bem conturbada. Com o casamento da sua irmã e os constantes abusos de seu pai, ela tenta passar pelos desafios da juventude: o que inclui a vida escolar, paixões e auto-descoberta.
Ainda que não tenha sido revelado a sua importância dentro da trama principal, obviamente é através dos olhos dela que veremos a sequência de eventos e que agirá como o principal elemento que vai movimentá-los. Ou seja, ela terá uma importância grandiosa.
Foco em combate ou terror?
Ainda que Silent Hill sempre tenha se vendido como survival horror, o novo capítulo terá uma atenção maior aos combates. Ou seja, Hinako não será uma “donzela indefesa” em Silent Hill f e poderá enfrentar as ameaças que vão surgir diante de si.
Essa é uma grande preocupação do público, que prevê que a franquia será um grande soulslike a partir de agora. Isso se deve aos trailers, que mostraram um certo ritmo de ataque e defesa para as ações dos seus inimigos e da própria heroína.
O fato é que Hinako pode pegar objetos para se defender das perigosas criaturas, como canos, adagas e outros que serão encontrados ao longo da experiência em Silent Hill f. Porém, os produtores do jogo garantem que algumas mecânicas sempre existiram na série.
De acordo com Motoi Okamoto, o rótulo não cabe a eles e o público deve se atentar aos pequenos detalhes que vão enriquecer o gameplay.
“Eu acho que é um rótulo um pouco desonesto. Os jogadores modernos veem, por exemplo, uma barra de energia, uma esquiva, e já pensam: ‘Ok, é um soulslike’”, afirma Okamoto.
Na sua concepção, Silent Hill f será um jogo de terror com elementos de ação. Ou seja, em grande parte da experiência poderá contar com a mesma atmosfera que conhece e ama da franquia.
Elementos da franquia
É importante mencionar que o jogo absorve muito do que já foi visto nos capítulos anteriores. Nos combates, mecânicas como a esquiva, carregamento de ataques, nível de sanidade, barra de energia e outros já existiam em títulos como Silent Hill 4: The Room e Silent Hill 3.
Os trailers também deixaram claros que os quebra-cabeças voltarão, o que garante que você não precisa apenas se garantir em combates para avançar em Silent Hill f. Os desafios envolvem o progresso em determinados cenários, então pode esperar que o cérebro seja exercitado.
Entra em questão apenas a durabilidade das armas, tópico sensível para quem já jogou The Legend of Zelda: Breath of the Wild. Nenhuma arma te ajudará “para sempre” e cabe aos jogadores escolherem bem a hora que devem lutar ou fugir.
Monstros e criaturas seguem similares aos designs apresentados no passado, assim como a formação do mapa da pequena cidade de Ebisugaoka. Porém, não parece ser apenas uma nova “skin” da franquia, mas uma releitura completa (visual e cultural) do que tornou seus jogos tão famosos.
Vilão do jogo
Não foi revelado detalhes do que Shimizu Hinako enfrentará em Silent Hill f. Já sabemos que a série é conhecida por dar vida aos maiores traumas dos protagonistas, então isso pode ser um indicativo dentro da trama. Porém, alguns aspectos são mantidos em sigilo para o público-geral.
É visto nos vídeos e teasers que flores podem impactar a protagonista negativamente, o que indica que seu maior nêmesis pode usar isso contra você dentro da narrativa.
Poucas criaturas foram divulgadas, com algumas delas sendo similares a manequins que atacam Shimizu. Também é visto outras que usam ataques sonoros e mais estratégias para impedir seu avanço.
Dito isso, a Konami escondeu muito bem quem a protagonista de Silent Hill f vai encarar e como isso está interconectado à sua própria história. Muito possivelmente veremos apenas dentro da experiência.
Múltiplos caminhos
Assim como a exploração do mapa pode ser realizada de diversos modos, a trama também conta com escolhas que vão habilitar finais distintos aos jogadores. Não que seja algo similar aos jogos da Telltale ou Quantic Dream, mas se prepare para tomar decisões.
Isto, muito possivelmente, permitirá um grande fator replay — que vai garantir que revisite a experiência diversas vezes para ver qual caminho abrirá ao seguir por outro trajeto na sua história. Ou seja, se acabou a história, pode voltar e repetir até se satisfazer com os detalhes.
O que é certo é que Silent Hill f trará uma história emocional e misteriosa. Os vídeos não revelaram quase nada, porém é possível que nem mesmo jogando a trama se entregue tão facilmente assim. Neste caso, é recomendável que preste atenção a tudo, até aos documentos espalhados pelo mapa e os guias.
Como Shimizu é uma adolescente, também é esperado que suas emoções tenham um papel central conforme a história avança. Este é um período complexo na vida de muitas pessoas, então adicionar à fórmula mortes e grandes traumas provavelmente não ajudará ela em sua “passagem”.
Suas paixões, revolta e todos os sentimentos reprimidos podem usar a situação em que ela se encontra como “escape” em Silent Hill f. Ou seja, não nutra expectativas de ver uma heroína conformada ou contida.
Lançamento de Silent Hill f
É importante lembrar que nenhum jogo da franquia teve uma história expandida em DLCs e expansões, o que gera expectativas de que veremos algo mais fechado e “redondo” dentro da chegada de Silent Hill f.
Isso impede a Konami de tentar ganhar dinheiro com histórias extras? Obviamente que não. Porém, como nenhum outro obteve este tratamento (inclusive o remake de Silent Hill 2), é muito difícil que façam o oposto justamente agora.
O jogo chegará ao PlayStation 5, Xbox Series e PCs, algo que também pode garantir um alto desempenho e um trabalho de maior qualidade gráfica. Nem seu armazenamento o jogo vai ocupar muito, já que vazou que ele tomará até 45 GB — no pior dos casos.
Como está sua expectativa para Silent Hill f? Seu lançamento será no dia 25 de setembro de 2025, em menos de uma semana. Quando a hora chegar, apague as luzes, de preferência jogue com um headset e deixe a atmosfera sombria te tomar por completo por algumas horas.
Leia também no Canaltech: