Publicidade

Shenmue 4 é real? Estúdio de Yu Suzuki afirma que suposto trailer é falso

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Divulgação/YS Net
Divulgação/YS Net

Um suposto trailer de Shenmue 4 circulou nas redes sociais na última semana, deixando em dúvida se havia mesmo um novo título da série a caminho. O estúdio do lendário Yu Suzuki, YS Net, negou qualquer ligação com o vídeo falso em um comunicado publicado nesta segunda-feira (8).

"A YS NET Inc. confirmou que foi publicado um vídeo nas redes sociais utilizando o logotipo de nossa empresa sem permissão, transmitindo a falsa impressão de que se trata de um vídeo oficial relacionado a 'Shenmue 4' produzido por nós", diz o comunicado.

A desenvolvedora também confirmou que está tomando "medidas cabíveis" e não descarta "possíveis ações judiciais", visto que quem quer que tenha criado o vídeo falso (provavelmente com IA generativa) usou o logotipo do estúdio e induziu os usuários a acreditarem que o trailer era real. A empresa ressalta que o ato "constitui uma questão grave que pode configurar violação de marca registrada e concorrência desleal".

Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

A YS Net se desculpou com os fãs e as partes envolvidas na confusão. A desenvolvedora finaliza o comunicado afirmando que "continuaremos a garantir a divulgação correta e precisa das informações e contamos com a sua compreensão e cooperação".

IA infla hype de GTA 6

A Inteligência Artificial generativa tem sido usada frequentemente para distribuir informações e matérias falsas em redes sociais. Um desses casos é GTA 6, que se transformou em um alvo para que usuários mal-intencionados espalhem informações falsas e até supostos trailers de gameplay.

As redes sociais têm um papel fundamental nisso. Empresas por trás delas muitas vezes não informam quando um conteúdo é feito por Inteligência Artificial e, às vezes, divulgam o material enganoso para mais pessoas por meio de notificações, por exemplo.

Leia também no Canaltech:

Vídeo: Nintendo Switch, PS5 ou Xbox? Ainda vale a pena comprar um console em 2025?

Continua após a publicidade