Série de Tomb Raider quer “reinventar a franquia” e se conectar com os jogos
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

A aguardada série live-action de Tomb Raider, desenvolvida pelo Amazon Prime Video, quer “reinventar” uma das franquias mais populares da cultura pop e dos videogames. É isso que afirma a Story Kitchen, produtora que está por trás do desenvolvimento da nova adaptação.
- Próximo jogo de Tomb Raider pode chegar em maio de 2026, aponta rumor
- Estúdio de Tomb Raider anuncia demissões, mas jogo segue vivo
Conforme descrito pela empresa em seu site oficial, o acordo firmado com o Amazon MGM Studios tem como principal objetivo “reinventar a franquia em uma escala gigantesca”, trazendo também uma maior conexão com os games que transformaram Lara Croft em um ícone cultural.
A ideia, então, seria desenvolver “um universo narrativo unificado” que combine a narrativa live-action com elementos dos jogos. Isso sugere que a série do Prime Video vai pegar uma rota diferente daquela apresentada pelos filmes estrelados por Angelina Jolie (Malévola) no começo dos anos 2000, que trouxeram narrativas mais independentes.
Caso isso se torne realidade, não é a primeira vez que adaptações de Tomb Raider usam os games como fonte de inspiração próxima. A série animada Tomb Raider: A Lenda de Lara Croft, lançada pela Netflix em 2024, fez uma abordagem mais “fiel”, explorando uma trama que se passa após os eventos do jogo Shadow of the Tomb Raider, de 2018. A produção ainda contou com flashbacks de Lara em Yamatai no reboot de 2013 e aparições de outros personagens dos games, como Jonah e Sam.
Fase inicial de desenvolvimento
Ainda sem um título oficial, a série de Tomb Raider para o Prime Video já tem uma Lara Croft para chamar de sua: a atriz Sophie Turner, mais conhecida por ter interpretado Sansa Stark na série Game of Thrones e Jean Grey em filmes dos X-Men.
Turner foi oficialmente confirmada na adaptação em setembro deste ano e será a terceira artista a dar vida à personagem nas telonas, seguindo os passos de Angelina Jolie e Alicia Vikander (Ex_Machina), que interpretou Croft no remake Tomb Raider: A Origem (2018).
Além de Turner, o elenco do programa confirmou recentemente o ator Martin Bobb-Semple, conhecido pelas séries All American: Homecoming e Um de Nós Está Mentindo, em um papel ainda não revelado.
Vale lembrar também que a produção ficou nas mãos da premiada atriz e roteirista Phoebe Waller-Bridge, que conquistou o mundo com a consagrada dramédia Fleabag. A britânica é a responsável pela criação, roteiro e produção executiva da série.
A equipe criativa ainda conta com Jonathan Van Tulleken (Xógum: A Gloriosa Saga do Japão) como diretor e produtor executivo, e Chad Hodge (Good Behaviour) atuando como co-showrunner.
As gravações da série de Tomb Raider estão previstas para janeiro de 2026, mas a data de estreia ainda não foi revelada pela Amazon.
Leia também:
- Análise | Shadow of the Tomb Raider encerra série de reboot com erros e acertos
- Crítica | Tomb Raider – A Origem de uma adaptação sem personalidade
- Tomb Raider | Phoebe Waller-Bridge vai escrever série para o Prime Video
Fonte: Eurogamer