Nazistas e piratas: Wolfenstein: The New Order é o jogo mais pirateado da semana

Por Redação | 30.05.2014 às 13:00

Na última semana, a versão para computadores de Wolfenstein: The New Order pipocou em sites de arquivos compartilhados. Mas os piratas de plantão tiveram uma surpresa: um enorme arquivo pesando 43.65 GB. Alguns dias esperando o download acabar podem fazer você querer comprar a versão original do jogo. Ainda assim, Wolfenstein: The New Order ganhou o título de jogo mais pirateado da semana, com mais de 100 mil downloads.

No passado, as pessoas se divertiam (ou se frustravam) com a internet discada. Dias e dias baixando um filme ou game de menos de 30 MB faziam as pessoas pensarem se valia a pena ir aos cinemas ou às lojas. Mas hoje, a situação é muito, mas muito diferente. Alguns possuem internet de até 700 MB. Ainda assim, 43.65 GB é um arquivo bem grande para quem quer se aventurar em torrents.

"Tenho que desinstalar pelo menos 10 jogos para jogar isso!!" - comentou o usuário ucci4life, do The Pirate Bay.

Comentários

O jogo, que era bastante aguardado, apareceu em sites de compartilhamento de arquivos torrent na última semana. Algumas pessoas reclamaram, outras simplesmente baixaram, apesar da demora, e se divertiram. Hoje, já é possível encontrar arquivos menores, em versões RIP, de 20 GB.

Alguns rumores sugerem que o exagerado tamanho do arquivo é causado por texturas não comprimidas, mas também não é surpresa que algumas pessoas tenham chegado à conclusão de que os desenvolvedores fizeram isso de propósito, para evitar que o jogo fosse pirateado deliberadamente. E, de certa forma, funcionou. O usuário u2konline, por exemplo, resolveu desistir do download e comprar o jogo: "43 GB, mas que ****? Não, valeu, acho que vou comprar o jogo quando o preço baixar para £29.99," disse ele.

Assim como o usuário acima, vários outros integrantes de diversos sites torrent foram inundados por comentários de insatisfação de jogadores que resolveram desistir de baixar o jogo e optaram pela compra da versão original – o que demonstra um pouco da ansiedade de muitos gamers em relação ao recém lançado game. Segundo informações do TorrentFreak, os clientes de download Torrent estimaram cerca de 3 dias para o download completo.

Isso significa que as lojas irão lucrar bastante com o jogo. Talvez os desenvolvedores tenham encontrado uma maneira bastante inteligente de dar um basta na pirataria, pelo menos por enquanto. Aliás, no Steam, o tempo de download é bem menor, segundo o usuário do ThePirateBay Caxtilteca. "Demorou duas horas pra baixar 40gb, incluindo a atualização," disse ele.

Mas é preciso entender como funciona o sistema de torrents para entender a lentidão dos downloads, em alguns casos.

Basicamente, o número de seeders (semeadores, em tradução livre), tem de ser maior que o número de leechers (algo como sanguessugas, em tradução livre).

A evolução dos gráficos

Os seeders são aqueles que possuem o arquivo completo em sua máquina, e que enviam os dados de volta para o servidor, possibilitando assim, que os leechers (usuários que estão baixando o arquivo), alcancem velocidades maiores em seus downloads. Isso ocorre porque o torrent é um sistema de troca. Você baixa e envia ao mesmo tempo, sendo que existe uma média (ratio) do envio x download.

Exemplo: ao baixar 10 MB (download) e enviar 5MB (upload), o seu ratio será 0.5, pois 5/10=0.5

Um usuário pode fazer o upload infinitamente, aumentando a velocidade do download de outros usuários. Existe uma política entre usuários que determina que a cada download, o usuário deve fazer o upload de uma certa quantidade de dados, ajudando com o seed do arquivo.

Confira o trailer do jogo:

Sobre a série

Wolfenstein é um nome que se refere a uma série de jogos ambientados no período da Segunda Guerra Mundial. O primeiro jogo, Castle Wolfenstein, foi lançado em 1981 e desenvolvido pela Muse Software para o Apple II, um computador de 8 bits da Apple. A trama se passa em um castelo, onde o jogador deve se libertar do local em que está preso, encontrar planos de guerra e sair vivo da missão. O jogo possui um sistema Stealth, onde o jogador deve percorrer os caminhos pelo castelo da forma mais silenciosa possível - aliás, este foi o primeiro jogo a trazer o stealth. O game foi portado para DOS, Atari 8-bit e Commodore 64 posteriormente.

A sequência do jogo, Beyond Castle Wolfenstein, foi lançada em 1984, trazendo algumas notáveis mudanças, como a possibilidade de subornar guardas e até mesmo enganá-los, com uma espécie de ticket que possibilitava ao jogador entrar em áreas distintas. O game se passa em um Bunker onde Adolf Hitler está escondido.

Em 1992, a id Software lançou Wolfenstein 3D, uma reimaginação do jogo, que se transformou então um game de tiro em primeira pessoa, sendo considerado o primeiro do gênero. O título trazia algumas figuras importantes da hierarquia nazista, que deviam ser mortos pelo protagonista do jogo. O criador dos jogos originais não esteve envolvido na produção de Wolfenstein 3D.

Wolfenstein 3D

Ainda em 1992, fora lançada a sequência de Wolfenstein 3D, Spear of Destiny. A trama era centrada no plano nazista para capturar a Lança do Destino.

Posteriormente, foram lançados outros jogos da série, sendo eles Return to Castle Wolfenstein, de 2001, Wolfenstein: Enemy Territory, de 2003, Wolfenstein RPG, de 2008, Wolfenstein, de 2009, e o recém lançado Wolfenstein: The New Order, de 2014.

Wolfenstein The New Order

Wolfenstein: The New Order (PC) está disponível para compra no Steam por R$ 119,00. Um pacote chamado Wolf Pack, que inclui Wolfenstein 3D, Spear of Destiny e Return to Castle Wolfenstein, também está disponível na loja virtual por R$ 30,00.

Será que a moda irá pegar, e outros desenvolvedores de jogos irão adotar a mesma estratégia? E você, prefere esperar dias para jogar um jogo, ou comprá-lo e jogar na hora? Deixe sua opinião abaixo.