Rússia bloqueia Roblox alegando “propaganda LGBT” e “conteúdo extremista”
Por Jaqueline Sousa • Editado por Jones Oliveira |

A Rússia bloqueou o acesso ao Roblox no país, acusando a popular plataforma de jogos online de distribuir conteúdos “extremistas” e fazer “propaganda LGBT”.
- Roblox é investigado por facilitar acesso a predadores infantis
- Roblox anuncia construção de data center no Brasil
Segundo a Reuters, a agência reguladora de comunicação russa, a Roskomnadzor, disse que tomou a decisão de banir o Roblox por acreditar que a plataforma “pode impactar negativamente o desenvolvimento espiritual e moral de crianças”.
O órgão afirmou ainda que, na visão dos parlamentares russos, o público infantil que acessa o jogo é “exposto a assédio sexual, além de ser coagido a compartilhar fotos íntimas e pressionado a praticar atos obscenos e violentos”.
A medida ocorre poucos dias depois que uma reportagem do The Guardian relatou como um jornalista conseguiu acessar conteúdos impróprios para crianças no Roblox, mesmo aquelas que tinham controles parentais ativados nos dispositivos.
Histórico de bloqueio no Roblox
Esta não é a primeira vez que o Roblox é bloqueado em um país. Além da Rússia, locais como Turquia, Catar, Omã e Jordânia também já baniram o acesso. A plataforma também é restrita na Arábia Saudita e nos Emirados Árabes Unidos, que bloquearam o acesso a chats dentro do jogo diante da preocupação envolvendo abuso infantil.
Além disso, o Roblox, que chegou a ter 151,5 milhões de usuários ativos diariamente apenas no terceiro trimestre de 2025, enfrenta diversas polêmicas ao redor do mundo envolvendo questões de segurança de menores de idade.
O estado do Texas, nos EUA, por exemplo, está processando a plataforma sob a acusação de que ela “coloca pedófilos virtuais e lucros acima da segurança das crianças texanas”, enquanto a Luisiana também abriu uma ação parecida em agosto deste ano.
Em resposta ao banimento, um porta-voz do Roblox disse à Reuters que a plataforma “respeita as leis e regulamentações locais nos países onde operam”, reforçando que a empresa “oferece um espaço positivo para aprendizado, criação e conexões significativas para todos". Também foi dito que há "um profundo compromisso com a segurança".
Vale lembrar ainda que o Roblox anunciou em novembro que vai implementar um recurso de verificação de idade no jogo a partir de 2026. A ferramenta vai exigir uma idade mínima para que os usuários possam conversar nos chats, como uma forma de aumentar a segurança de crianças na plataforma.
Leia também:
- O que é Roblox? | Guia Completo
- Roblox aposta alto em segurança infantil e apresenta novas medidas no RDC 2025
- Roblox aposta em IA para acelerar criação de jogos e lança Moments, seu “TikTok”
Fonte: Reuters