Rockstar nega repressão e afirma: demissões foram por vazamento de dados
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira | •

A Rockstar revelou na última quarta-feira (5) que a última demissão em massa de funcionários se deve a vazamento de informações. A companhia acusa os ex-membros da equipe de participar de fóruns e revelar dados sensíveis de seus jogos e operações com outros internautas.
- GTA 6 é adiado novamente e agora só chega em novembro de 2026
- Inacreditável: GTA 6 custou mais caro que essas 10 coisas
A declaração, no entanto, gera controvérsia, pois contraria acusações de que as demissões estariam relacionadas com a formação de um sindicato. Porém, o estúdio desmentiu e informou à Bloomberg que o movimento foi outro:
“Semana passada, agimos contra um pequeno número de indivíduos que encontramos distribuindo e discutindo informações confidenciais em um fórum público, uma violação das políticas da companhia. Isso não está relacionado, de forma alguma, à criação de sindicato ou engajamento em atividades sindicais”.
A demissão em massa ocorreu em 30 de setembro e pode ter envolvido até 40 funcionários em países como Reino Unido e Canadá. O sindicato de trabalhadores independentes da Grã-Bretanha chamou o movimento de “um dos atos mais implacáveis de repressão sindical de toda a história da indústria gaming”.
Grande dilema na Rockstar
É importante mencionar que a Rockstar se apega ao fato de seus funcionários se comunicarem com o sindicato via Discord, que tinha a presença de outros trabalhadores que faziam parte do movimento — mesmo fora do estúdio.
Por outro lado, o presidente do sindicato, Alex Marshall, respondeu às acusações da companhia e afirmou que eles “temem que a equipe competente discuta sobre exercer seus direitos para um ambiente mais justo e ter uma voz coletiva”.
Segurança ao redor de GTA 6
Não é novidade para os jogadores que GTA 6 sofreu um vazamento massivo em 2022, que expôs a presença do casal Lucia e Jason e detalhes sobre a sua narrativa.
Para impedir outras informações de virem ao público, em 2024 eles exigiram que toda a equipe voltasse a trabalhar no escritório durante 5 dias por semana.
A Rockstar lançará GTA 6 no dia 26 de maio de 2026 (se o projeto não sofrer novos adiamentos) para o PlayStation 5 e Xbox Series.
Leia também no Canaltech:
- GTA 6 vai chegar ao Nintendo Switch 2?
- Aposta alta? Dublador defende cobrar US$ 100 por GTA 6
- GTA 6 pode começar com catástrofe para mostrar seu "ápice gráfico"
Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam:
Fonte: Bloomberg