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Resident Evil 4 | Comparativo mostra como ficaram 10 locais clássicos no remake

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Divulgação/Capcom
Divulgação/Capcom

O remake de Resident Evil 4 chegou de forma extremamente fiel ao original, muito mais do que as outras reimaginações recentes da franquia. Ao abordar novamente um de seus títulos mais clássicos, a Capcom fez questão de entender o que funcionava ou não no original, entregando uma experiência que é ao mesmo tempo nostálgica e completamente inédita.

Um trabalho bem-feito desse tipo vai além de apenas dar um tapa visual ou modificar elementos para que se adequem às mecânicas atuais. E é justamente nesse passo a mais que está o mais elogiável em Resident Evil 4, que melhorou e ampliou absolutamente tudo no game original, enquanto ainda manteve as memórias do passado intactas.

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As imagens de divulgação mostraram muita coisa, mas ver tudo isso se desenrolando diante dos olhos é uma experiência à parte. Pensando nisso, o Canaltech fez este comparativo mostrando como ficaram 10 locais clássicos de Resident Evil 4 no remake.

A lista tem spoilers de Resident Evil 4.

10. A primeira casa

O primeiro contato de Leon com os seres humanos contaminados de Resident Evil 4 acontece aqui, quando ele tenta pedir informações sobre o paradeiro de Ashley Graham. Em vez de indicações sobre a filha do presidente americano, porém, ele é recebido com uma machadada e é obrigado a lutar, pela primeira vez de muitas, por sua vida.

No remake, o local ganhou novos cômodos e também um layout inédito, ainda que mantendo o segundo andar e o clássico salto pela janela. Em um porão, também temos nosso primeiro encontro com uma nova forma de inimigo, que remete ao passado longínquo da franquia.

9. A vila

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É uma unanimidade entre os fãs que este é um dos cenários mais clássicos não só de Resident Evil 4, mas de toda a franquia. A primeira horda de Ganados ataca Leon aqui, que também tem seu encontro inicial com o infectado portando uma motosserra, uma ameaça constante que, no remake, se tornou ainda mais violenta e ameaçadora.

A nova versão mantém o layout clássico da vila, o que deve fazer muito fã chorar, enquanto adiciona pequenas novidades. Há um celeiro, por exemplo, que só pode ser acessado mais adiante no game, enquanto inimigos escondidos em novos lugares representam surpresas para quem tenta utilizar velhas táticas.

8. Igreja

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Seguindo as pistas e deixando um rastro de vileiros mortos pelo caminho, Leon finalmente chega à igreja, onde finalmente localiza Ashley Graham. O que parece ser o final da missão de resgate, porém, é apenas o começo de uma jornada, que envolve uma trama conspiratória internacional e velhos fantasmas.

O velho enigma de recriar o mosaico do santuário está presente em Resident Evil 4 Remake, mas de uma maneira mais complexa. No restante, o design do lugar é basicamente o mesmo, ainda que os eventos não necessariamente sejam semelhantes aos do original.

7. Castelo

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A residência suntuosa de Rámon Salazar é outro dos cenários clássicos de Resident Evil 4. É dos subterrâneos dele, também, que vem a origem de boa parte do mal enfrentado por Leon, Ada e outros personagens, bem como a raiz do motivo pelo qual Ashley foi sequestrada.

Com nova iluminação, o local aparece ainda mais luxuoso e bonito no remake, mas também com elementos sombrios e escuros que demonstram as intenções de seu principal habitante. O castelo também é o mapa que mais recebeu adições na nova versão, tanto em termos de caminhos a seguir quanto elementos para explorar e novos enigmas.

6. Ashley contra as armaduras

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Jogar com a donzela indefesa de Resident Evil 4 é, para muitos fãs, um inconveniente felizmente rápido do game original. No remake, porém, esse trecho ficou mais longo, o que nem de longe é uma má notícia: as cenas também dialogam com o terror que a Capcom adicionou a todo o game.

Como uma personagem mais profunda e interessante, Ashley também ganhou novas opções neste trecho. Claro, ela não parte com tudo para cima das armaduras como Leon faria, mas pelo menos tem mais formas de se defender e, também, um comportamento mais adequado à situação em que se encontra.

5. Masmorra do Garrador

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O oponente clássico, que não enxerga e ataca apenas com a audição e suas garrafas afiadas, já era um dos mais ameaçadores do Resident Evil 4 original. No remake, ele se torna ainda mais, não somente sendo mais parrudo como tendo novos métodos de ataque, além de uma sensibilidade adicional que conversa com os novos movimentos do próprio Leon.

No novo game, seu espaço inicial também ganhou mais ares de masmorra, como se o Garrador fosse um brinquedo de Salazar, usado para acabar com dissidentes. Os pedaços de ossos e manchas de sangue espalhadas pelo lugar mostram que Leon pode ser um dos poucos sortudos a escaparem.

4. Ataque do Verdugo

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A mão direita de Salazar não apenas sai, como também ataca com ferocidade e se movimenta de forma ágil. Apenas tiros não são suficientes para conter a besta, que tenta atingir Leon não apenas diretamente, mas também a partir de dutos no teto e no chão, fazendo jus à sua inspiração central, o Alien.

No remake, este é um dos trechos que se desenrolam de forma similar ao original. Atirar diretamente ainda não funciona, enquanto os tubos de nitrogênio originais foram substituídos por chuveiros da substância, que levam algum tempo para serem ativados, exigindo que o jogador sincronize sua movimentação com a aparição da criatura.

3. Passeio pela mina

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O trecho em que Leon segue mina adentro a bordo de um carrinho era uma das tantas galhofas do jogo original, fruto de uma mistura entre as influências do criador, Shinji Mikami, e uma tentativa de brincar com jogos antigos enquanto mudava toda a indústria. Há quem diga, inclusive, que o curto momento foi inspirado na série Donkey Kong Country.

No remake de Resident Evil 4, a Capcom abraçou a galhofa com carinho e amor. Leon está acompanhado de Luis a bordo do carrinho e precisa atirar em inimigos que surgem de todos os lados, mas também usar o próprio peso para não capotar, além de ativar mecanismos para não acabar em trilhos sem saída. O próprio local, como todo o resto, também ganhou elementos e uma ambientação toda nova.

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2. Ilha

Há quem diga que, com exceção de abrigar um dos monstros mais clássicos da franquia, esse poderia ser um trecho totalmente dispensado de Resident Evil 4. Enquanto se encaminha para o final do game original, o jogador se depara com uma repetição de ideias e cenários não muito inspirados, com direito a inimigos portando metralhadoras que causaram muito amargor em 2005.

Na nova versão do título, para alegria de seus poucos fãs, a ilha está de volta. E para felicidade de todos, ela é tão interessante quanto todo o resto. Ainda que se transforme em um tiroteio em alguns momentos, os novos elementos fazem com que o cenário seja mais coeso e adequado, além de mais curto, sem esquecer os trechos inéditos.

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1. Corredor do Regenerador

Se tem um monstro que não deixa o jogador esquecer as raízes de horror de Resident Evil 4 é o regenerador. A criatura assustadora, que anda devagar emitindo um som bizarro, é capaz de recuperar membros arrancados por tiros, o que inclui até mesmo sua própria cabeça e coração. No game original, muita gente teve pesadelo com ele.

Agora, é hora de reviver esse terror todo, de forma ainda maior. Com os novos gráficos, o remake do jogo torna os Regeneradores ainda mais aterrorizantes, mesmo que os jogadores saibam lidar com eles, já que seus movimentos são semelhantes aos do game original. Ainda assim, é como se estivéssemos diante dos monstros pela primeira vez e, acredite, você vai sofrer com a forma como eles te atacam novamente.