Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Qual a melhor ordem para jogar Zelda?

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Setembro de 2022 às 18h00

Link copiado!

Divulgação/Nintendo
Divulgação/Nintendo
Tudo sobre Nintendo

The Legend of Zelda tem vários jogos em sua linha do tempo, que tem ramificações espalhadas em alguns momentos chave da série. Mas como saber a ordem correta para se jogar Zelda?

A franquia, apesar do grande apelo com o tempo, tem uma cronologia bem confusa, principalmente para novos jogadores que estão embarcando nela só agora. Por isso, hoje o Canaltech vai mostrar a melhor ordem de como jogar Zelda.

Qual a melhor ordem para jogar Zelda?

Continua após a publicidade

Primeiro, é preciso entender que, a partir de The Legend of Zelda: Ocarina of Time, as coisas se complicam e a linha do tempo se ramifica em três situações diferentes. Em uma versão da história, Link é derrotado e Ganon vence; em outra, Ganon é selado pelo Link adulto. Na linha final, o Sacred Real continua protegido e o jovem Link sai vitorioso. Partindo desse princípio, os jogos entram em Eras, períodos históricos do reino de Hyrule.

É o caso, por exemplo, da Era do Crepúsculo, que marca as aventuras de Link em Majora's Mask, Twilight Princess e Four Swords Adventures. Cada uma dessas eras marca o tom dos jogos que estão presentes nesse período de tempo da franquia e seus desdobramentos se espalham entre os jogos.

Dito isso, cada era possui sua particularidade e marca um período importante na história de Hyrule. Mas vamos primeiro estabelecer a linha temporal até Ocarina of Time. Confira abaixo a ordem de jogos:

Continua após a publicidade

A Era dos Céus

  1. The Legend of Zelda: Skyward Sword
  2. The Legend of Zelda: The Minish Cap
  3. The Legend of Zelda: Four Swords
  4. The Legend of Zelda: Ocarina of Time

De Ocarina, chegamos nas três ramificações e começaremos com as aventuras de Link quando criança, visto que existem mais conexões entre a sequência de jogos e fica numa ordem mais "natural":

Continua após a publicidade

O Reino do Crepúsculo e o legado do Herói

  • The Legend of Zelda: Majora's Mask
  • The Legend of Zelda: Twilight Princess
  • The Legend of Zelda: Four Swords Adventures

Na sequência, vamos para a versão do Link adulto, que conta com uma versão bem diferente do personagem, com visual mais cartunesco e chamado de "Toon Link". Confira os jogos que englobam a fase do personagem adulto:

Continua após a publicidade

Era do Grande Mar

  • The Legend of Zelda: Wind Waker
  • The Legend of Zelda: Phantom Hourglass
  • The Legend of Zelda: Spirit Tracks

Agora, a linha do tempo mais completa no quesito de jogos, na versão em que Link perde para Ganon e acaba morrendo. Porém, anos depois, o herói do tempo retorna à vida para derrotar o vilão mais uma vez:

Continua após a publicidade

O Declínio de Hyrule e o último herói

  • The Legend of Zelda: A Link to the Past
  • The Legend of Zelda: Link's Awakening
  • The Legend of Zelda: Oracle of Ages e Oracle of Seasons
  • The Legend of Zelda: A Link Between Worlds
  • The Legend of Zelda: Triforce Heroes
  • The Legend of Zelda
  • The Legend of Zelda: The Adventure of Link

Onde se encaixa Breath of the Wild?

Continua após a publicidade

Segundo a Nintendo, The Legend of Zelda: Breath of the Wild se passa nas três linhas temporais. Não se sabe como todas as versões de Link culminam no jogo mais recente da franquia sem ter um ponto de ligação fixo.

Algumas partes do jogo, por exemplo, mencionam coisas de Twilight Princess, enquanto existe uma cidade praiana que remete a Wind Waker, além de forte inspiração em Skyward Sword.

Como a sequência está chegando em 2023, esperamos que a desenvolvedora ao menos explique em que linha temporal se passa o game para Switch.