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PS6 portátil vem aí: manual da Sony vazado entrega existência do console

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

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Reprodução/Sony
Reprodução/Sony

A Sony sugere aos desenvolvedores que jogos para o PlayStation 6 devem ser produzidos para rodar em até 8 threads do CPU. O vazamento ocorreu na última quarta-feira (17) e reforça os rumores sobre as especificações da versão portátil do próximo console de mesa.

Dados anteriores apontam que essa versão operaria com um processador AMD Zen 6c com 4 núcleos e 8 threads — estes voltados apenas para jogos. O rumor também sinaliza que o componente personalizado terá 2 núcleos Low-Power, responsáveis por um baixo consumo de energia.

Deste modo, supõe-se que a Sony tenta garantir que os estúdios produzam seus títulos para o PlayStation 6 que também rodem em 8 threads — o que permitirá um desempenho aceitável na versão portátil do videogame e confirma a sua existência.

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No documento vazado, a companhia menciona que os jogos “podem rodar em dispositivos com diferentes configurações de CPU”. Isso, no mínimo, aponta que haverá versões de PS6 com componentes diferentes disponíveis ao público

É válido notar que nem mesmo as versões “Pro” dos consoles da Sony apresentam um processador diferente. Estas variantes do PlayStation 4 e do PS5 seguem o mesmo padrão para CPU, o que sugere uma estratégia diferente para a próxima geração e a provável chegada de uma versão “de bolso”.

No entanto, nenhuma destas informações foi confirmada pela fabricante. É previsto que o PS6 seja lançado entre 2027 e 2028, sem qualquer indicativo de que o portátil terá uma chegada simultânea ou está previsto para um momento posterior. 

Preparações para o PlayStation 6 portátil

Os rumores sobre a edição “de bolso” do PlayStation 6 seguem há algum tempo. Inclusive, o novo modo de baixo consumo e economia de energia do PS5 é visto como um “teste” para que seus títulos tenham um desempenho reduzido e rodem nestas plataformas portáteis

O canal de YouTube Moore’s Law is Dead relatou que os kits de desenvolvimento do PlayStation 5 já são enviados com suporte aos modos, para reforçar o quanto levam a sério a nova abordagem. A ideia é que todos os títulos sejam executados sem o alto consumo que segue atualmente.

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A fonte revela que os responsáveis pela plataforma até preparam “novos modos de Economia de Energia”, que devem chegar ao público futuramente. A ideia é simples: fazer com que os jogos tenham uma boa performance, seja conectado à tomada (no caso do console de mesa) ou na bateria (no portátil).

A limitação para 8 threads de CPU também é um indicativo de que há planos de lançar um PlayStation 6 “de bolso”. Esta versão e o console de mesa devem utilizar processador, GPU e configurações de memória diferentes — apesar de terem acesso ao mesmo catálogo de games. A Sony tenta reforçar aspectos como otimização que garantam a performance em ambos.

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