PS5 e Nintendo na frente: apenas 20% dos estúdios querem criar jogos para Xbox
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Em pesquisa realizada pela Game Developers Conference, apenas 20% dos desenvolvedores sentem interesse em criar jogos para o Xbox. O número está abaixo dos 40% que se interessam pelo desenvolvimento no PS5 ou dos 39% que o Switch 2 representa.
- Como o Xbox evoluiu desde sua primeira versão
- 8 erros que a Microsoft não pode cometer no Xbox Magnus
De acordo com a organização, foram ouvidos 2.300 profissionais da indústria de games ao redor do planeta. A disparidade do hardware da Microsoft já é alta em comparação aos demais consoles de mesa, mas ainda maior do que a vista nos PCs, que chamam a atenção de 80% dos devs.
As pessoas que participaram da pesquisa poderiam escolher mais de uma opção, então nenhuma teve de selecionar exclusivamente uma das plataformas. O interesse no Xbox está próximo da popularidade do Android e iOS (16% cada) e do Nintendo Switch (13%).
De acordo com a Game Developers Conference, 40% dos desenvolvedores afirmam que o último projeto deles foi lançado no Xbox Series — contra os 47% que disponibilizaram seus títulos no PlayStation 5.
Os números do videogame da Microsoft estão abaixo até mesmo de consoles portáteis como o Steam Deck — que tem 40% dos devs interessados. A título de curiosidade, o ROG Xbox Ally chama a atenção de apenas 7% dos profissionais da indústria de jogos.
Em outra questão, eles revelaram os principais fatores para um estúdio lançar sua experiência em uma plataforma. 78% responderam que é o acesso à audiência; 44% dizem que buscam um modelo de negócio bem-sucedido e 43% visam a facilidade que o seu game é descoberto.
O fim do interesse no Xbox?
É importante notar que diversos fatores devem ser levados em consideração nesta queda de interesse na plataforma Xbox. Uma delas é a disponibilidade do console — o videogame foi removido das lojas em diversos lugares do mundo, o que impede uma parcela do público de adquiri-lo.
Além disso, a Microsoft agora segue o modelo de negócios multiplataforma com seus principais jogos. Com destaque para isso e para o Xbox Game Pass, a importância do hardware foi reposicionada em relação aos demais.
Vale notar que Fable, Forza Horizon 6 e até o próximo Call of Duty chegarão também ao PlayStation 5 e para o serviço por streaming da companhia — primeiro no plano Ultimate, posteriormente nos demais.
Leia também no Canaltech: