Publicidade

Produtora de GTA diz que IA não ajudará indústria gamer

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Rockstar
Reprodução/Rockstar

O CEO da Take-Two Interactive, Strauss Zelnick, revela que a inteligência artificial não ajudará a indústria gamer - ao menos não da forma como as demais companhias estiveram afirmando recentemente.

Seguindo contra a corrente do que já foi afirmado pelos responsáveis por produtoras como a Electronic Arts e até mesmo o presidente da Embracer Group, Zelnick nega que as IAs ajudarão a tornar o desenvolvimento de jogos mais barato, rápido e melhor.

“Eu amaria dizer que conseguirá baratear os custos, tornar o processo mais veloz e melhor ou até mais fácil de produzir grandes sucessos. Eu não acho que seja o caso”, aponta Zelnick. 
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

O presidente da Take-Two Interactive também reforça que o trabalho com IAs não é nenhuma novidade na indústria gaming. O executivo afirma que elas estão entre as principais ferramentas desse mercado há muitos anos, seja em franquias como GTA ou qualquer outra.

“Os negócios de entretenimento interativo têm funcionado com IA desde sempre. Me deixe lembrá-los que IA é a sigla para inteligência artificial. Isso é um oxímoro. Não há algo assim. É apenas a descrição de ferramentas digitais e elas afetarão cada parte da nossa vida como foi visto com os smartphones”, diz o CEO. 

Zelnick também aponta que há aspectos da inteligência artificial que não substituirão profissionais dentro da Take-Two Interactive ou qualquer outra produtora:

“Nossa equipe criativa poderá fazer tarefas mundanas e voltar a sua atenção para as funções mais criativas. As máquinas não podem tomar decisões criativas por você”.

A inteligência artificial na indústria gamer

A declaração do CEO da Take-Two Interactive segue um caminho contrário do que é visto pelos demais executivos. Até mesmo o CEO da NVIDIA, que vende GPUs que alimentam as inteligências artificiais, jura que elas poderão substituir funções como a dos roteiristas.

Durante a CES 2024, a NVIDIA também fez uma demonstração para mostrar como as IAs poderiam gerar conteúdo dentro de experiências diversas. A Ubisoft é outra produtora que usa uma ferramenta desse gênero em seus games, a Neo NPC. 

Continua após a publicidade

Já a Electronic Arts afirmou estar usando proativamente a inteligência artificial, com o último EA Sports College Football 25 criando o rosto de seus atletas através de IA generativa. Como isso será aplicado no futuro é algo que ainda deve ser mostrado de forma mais clara. 

Leia outras matérias do Canaltech: