Os principais eventos de games de 2022

Os principais eventos de games de 2022

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 11 de Maio de 2022 às 17h10
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Com o arrefecimento da pandemia da covid-19, aos poucos os eventos presenciais do mundo dos videogames estão de volta. Mesmo sem o retorno da E3, a mais tradicional feira de jogos da indústria, diversos outros eventos já confirmaram datas no calendário.

Os eventos são focados em anúncios de grandes estúdios, no mercado de desenvolvedoras independentes e ocorrem no Brasil e no exterior. Além das transmissões online, que tornaram-se comuns durante a pandemia, outros eventos voltam com uma quantidade impressionante de dias em espaços físicos.

Confira uma seleção com os principais eventos de games com datas já confirmadas para 2022.

6. Brasil Game Show (BGS 2022)

BGS 2022 terá sete dias de duração (Imagem: Divulgação/BGS)

A Brasil Game Show de 2022 acontecerá presencialmente entre 6 e 12 de outubro no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, marcando a maior edição em número de dias realizados.

O evento já confirmou a participação de Andy Field, dublador de Marvel Avengers Academy, Paladins e da franquia de terror Five Nights at Freddy’s, além dos retornos de D.C Douglas, voz de Albert Wesker, de Resident Evil, e do produtor musical e criador da Video Game Orchestra, Shota Nakama.

Última edição presencial da BGS aconteceu em 2019 (Imagem: Felipe Ribeiro/Canaltech)

Os ingressos para a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS) estão disponíveis para cada um dos dias da feira ou na versão Passaporte, que dá acesso a toda a celebração. Quem não quer perder nenhum dia de atrações, incluindo 6 de outubro, dedicado à imprensa e negócios, deve optar pelo Passaporte Premium.

Os visitantes que adquiriram os ingressos para a 13ª edição em 2020 e 2021 têm entradas garantidas para a BGS 2022 e todos os benefícios do Superingresso, com acesso diferenciado ao evento e à arena da BGS Esports, descontos em parceiros, expositores e na loja oficial da Brasil Game Show, entre outros.

5. Summer Game Fest 2022

Summer Game Fest ocupará espaço no calendário gamer deixado pela E3 2022 (Imagem: Divulgação/Summer Game Fest)

Evento capitaneado pelo jornalista Geoff Keighley, o Summer Game Fest volta em 2022 no período em que normalmente era realizada a E3, que ficou de fora do calendário deste ano. A tradicional abertura da conferência, com anúncios e novidades da indústria, acontecerá no dia 9 de junho, quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), com transmissão online pelos canais oficiais.

Pela primeira vez, a Summer Game Fest deste ano será exibida em cinemas selecionados com IMAX. Não foram informados os locais que transmitirão os eventos, nem se o Brasil fará parte dos países contemplados.

4. Xbox Showcase

Apresentação da Microsoft pode mostrar mais novidades sobre os aguardados The Elder Scrolls 6 e Starfield (Imagem: Divulgação/Microsfot)

A Xbox e a Bethesda anunciaram uma conferência online para 12 de junho, domingo, às 14h (horário de Brasília). No evento, que ocorre três dias após a Summer Game Fest, serão anunciados jogos do Xbox Game Studios, da Bethesda e de empresas parceiras.

As duas companhias que dão nome ao evento têm diversos títulos em desenvolvimento, como Fable, State of Decay 3, Avowed, Perfect Dark, Senua's Saga: Hellblade II, Starfield, The Elder Scrolls 6 e mais.

A Xbox & Bethesda Games Showcase será transmitida nas redes sociais oficiais da empresa, em mais de 30 idiomas. Apesar de não especificarem, é comum a transmissão com legendas em português do Brasil.

3. BIG Festival 2022

BIG Festival retorna depois de dois anos sem evento presencial (Imagem: Divulgação/BIG Festival)

O BIG Festival de 2022 acontecerá de 7 a 10 de julho, no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista. Neste ano, estão confirmadas participações de marcas como PlayStation, Xbox, Google e Tencent, além de convidados como Takashi Tokita, designer líder de Final Fantasy, e David K. Lam, diretor de arte da Riot Games

A 10ª edição do festival marca a volta dos eventos presenciais após dois anos de realização virtual por conta da pandemia da covid-19. No entanto, a feira ainda contará com uma edição virtual paralela, útil para pessoas que não moram em São Paulo. Não foi informado se o evento virtual terá uma programação exclusiva ou apenas transmitirá as mais de 100 palestras presenciais confirmadas.

Registro da última edição presencial do BIG Festival, em 2019 (Foto: Divulgação/BIG Festival)

O BIG Festival concentra esforços no mercado de jogos independentes, sendo o maior evento do tipo na América Latina. A programação divide-se entre premiações para o mercado de jogos independentes, workshops e rodas de negócios entre desenvolvedores e publicadoras. Neste ano, os desenvolvedores brasileiros poderão participar de uma Game Jam online de 48 horas, que será realizada em parceria entre o BIG Festival e o Magalu. A competição acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho.

A venda de ingressos para o evento começará a partir do dia 16 de maio. Os ingressos para a área BIG Play, com experimentação de jogos e palestras, serão vendidos por lotes, com preços a partir de R$ 46,40.

2. Gamescom 2022

Gamescom vai adotar modelo híbrido, com evento presencial na Alemanha (Imagem: Divulgação/Gamescom)

Após dois anos em formato online, a Gamescom volta em 2022 para uma edição híbrida. O evento deste ano contará com apresentações presenciais e online. O trecho presencial da Gamescom 2022 acontece entre os dias 24 e 28 de agosto em Colônia, na Alemanha.

Para a porção digital, a organização promete uma programação extensa com transmissões da indústria. O calendário e as participações ainda não foram divulgados.

1. Festival Retro Games Brasil 2022

Festival RGB é voltado para o público "mais experiente", abordando jogos clássicos e retrô (Imagem: Divulgação/Festival RGB)

Com foco em jogos clássicos e retrô modernos, o Festival Retro Games Brasil acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Apelidado de Festival RGB, o evento tem como objetivo reviver lembranças de jogadores mais experientes com estações de jogos com consoles antigos, máquinas de arcade e o melhor dos jogos retrô modernos.

Na edição de 2022, os jogadores poderão experimentar, em primeira mão, Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, o novo jogo das Tartarugas Ninja. O público do evento ainda poderá assistir a um painel exclusivo da Dotemu, publicadora de Streets of Rage 4 e Wonder Boy: The Dragon's Trapcom. O espaço contará com o diretor de marketing da empresa, Arnaud De Sousa, um torneio de Windjammers 2, sessões de autógrafo e distribuição de brindes.

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.