Publicidade

Os principais eventos de games de 2022

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Maio de 2022 às 17h10

Link copiado!

Felipe Ribeiro/ Canaltech
Felipe Ribeiro/ Canaltech

Com o arrefecimento da pandemia da covid-19, aos poucos os eventos presenciais do mundo dos videogames estão de volta. Mesmo sem o retorno da E3, a mais tradicional feira de jogos da indústria, diversos outros eventos já confirmaram datas no calendário.

Os eventos são focados em anúncios de grandes estúdios, no mercado de desenvolvedoras independentes e ocorrem no Brasil e no exterior. Além das transmissões online, que tornaram-se comuns durante a pandemia, outros eventos voltam com uma quantidade impressionante de dias em espaços físicos.

Confira uma seleção com os principais eventos de games com datas já confirmadas para 2022.

Continua após a publicidade

6. Brasil Game Show (BGS 2022)

A Brasil Game Show de 2022 acontecerá presencialmente entre 6 e 12 de outubro no Expo Center Norte, na cidade de São Paulo, marcando a maior edição em número de dias realizados.

O evento já confirmou a participação de Andy Field, dublador de Marvel Avengers Academy, Paladins e da franquia de terror Five Nights at Freddy’s, além dos retornos de D.C Douglas, voz de Albert Wesker, de Resident Evil, e do produtor musical e criador da Video Game Orchestra, Shota Nakama.

Continua após a publicidade

Os ingressos para a 13ª edição da Brasil Game Show (BGS) estão disponíveis para cada um dos dias da feira ou na versão Passaporte, que dá acesso a toda a celebração. Quem não quer perder nenhum dia de atrações, incluindo 6 de outubro, dedicado à imprensa e negócios, deve optar pelo Passaporte Premium.

Os visitantes que adquiriram os ingressos para a 13ª edição em 2020 e 2021 têm entradas garantidas para a BGS 2022 e todos os benefícios do Superingresso, com acesso diferenciado ao evento e à arena da BGS Esports, descontos em parceiros, expositores e na loja oficial da Brasil Game Show, entre outros.

5. Summer Game Fest 2022

Continua após a publicidade

Evento capitaneado pelo jornalista Geoff Keighley, o Summer Game Fest volta em 2022 no período em que normalmente era realizada a E3, que ficou de fora do calendário deste ano. A tradicional abertura da conferência, com anúncios e novidades da indústria, acontecerá no dia 9 de junho, quinta-feira, às 15h (horário de Brasília), com transmissão online pelos canais oficiais.

Pela primeira vez, a Summer Game Fest deste ano será exibida em cinemas selecionados com IMAX. Não foram informados os locais que transmitirão os eventos, nem se o Brasil fará parte dos países contemplados.

4. Xbox Showcase

Continua após a publicidade

A Xbox e a Bethesda anunciaram uma conferência online para 12 de junho, domingo, às 14h (horário de Brasília). No evento, que ocorre três dias após a Summer Game Fest, serão anunciados jogos do Xbox Game Studios, da Bethesda e de empresas parceiras.

As duas companhias que dão nome ao evento têm diversos títulos em desenvolvimento, como Fable, State of Decay 3, Avowed, Perfect Dark, Senua's Saga: Hellblade II, Starfield, The Elder Scrolls 6 e mais.

A Xbox & Bethesda Games Showcase será transmitida nas redes sociais oficiais da empresa, em mais de 30 idiomas. Apesar de não especificarem, é comum a transmissão com legendas em português do Brasil.

Continua após a publicidade

3. BIG Festival 2022

O BIG Festival de 2022 acontecerá de 7 a 10 de julho, no São Paulo Expo, na Zona Sul da capital paulista. Neste ano, estão confirmadas participações de marcas como PlayStation, Xbox, Google e Tencent, além de convidados como Takashi Tokita, designer líder de Final Fantasy, e David K. Lam, diretor de arte da Riot Games

A 10ª edição do festival marca a volta dos eventos presenciais após dois anos de realização virtual por conta da pandemia da covid-19. No entanto, a feira ainda contará com uma edição virtual paralela, útil para pessoas que não moram em São Paulo. Não foi informado se o evento virtual terá uma programação exclusiva ou apenas transmitirá as mais de 100 palestras presenciais confirmadas.

Continua após a publicidade

O BIG Festival concentra esforços no mercado de jogos independentes, sendo o maior evento do tipo na América Latina. A programação divide-se entre premiações para o mercado de jogos independentes, workshops e rodas de negócios entre desenvolvedores e publicadoras. Neste ano, os desenvolvedores brasileiros poderão participar de uma Game Jam online de 48 horas, que será realizada em parceria entre o BIG Festival e o Magalu. A competição acontecerá entre os dias 24 e 26 de junho.

A venda de ingressos para o evento começará a partir do dia 16 de maio. Os ingressos para a área BIG Play, com experimentação de jogos e palestras, serão vendidos por lotes, com preços a partir de R$ 46,40.

2. Gamescom 2022

Continua após a publicidade

Após dois anos em formato online, a Gamescom volta em 2022 para uma edição híbrida. O evento deste ano contará com apresentações presenciais e online. O trecho presencial da Gamescom 2022 acontece entre os dias 24 e 28 de agosto em Colônia, na Alemanha.

Para a porção digital, a organização promete uma programação extensa com transmissões da indústria. O calendário e as participações ainda não foram divulgados.

Continua após a publicidade

1. Festival Retro Games Brasil 2022

Com foco em jogos clássicos e retrô modernos, o Festival Retro Games Brasil acontecerá nos dias 27 e 28 de maio, no Centro de Convenções do Centro Universitário Senac, em São Paulo.

Apelidado de Festival RGB, o evento tem como objetivo reviver lembranças de jogadores mais experientes com estações de jogos com consoles antigos, máquinas de arcade e o melhor dos jogos retrô modernos.

Continua após a publicidade

Na edição de 2022, os jogadores poderão experimentar, em primeira mão, Mutant Ninja Turtles: Shredder's Revenge, o novo jogo das Tartarugas Ninja. O público do evento ainda poderá assistir a um painel exclusivo da Dotemu, publicadora de Streets of Rage 4 e Wonder Boy: The Dragon's Trapcom. O espaço contará com o diretor de marketing da empresa, Arnaud De Sousa, um torneio de Windjammers 2, sessões de autógrafo e distribuição de brindes.