E3 2022 é cancelada; futuro do evento ainda é incerto

E3 2022 é cancelada; futuro do evento ainda é incerto

Por Lucas Arraz | Editado por Bruna Penilhas | 31 de Março de 2022 às 16h32
Imagem: Divulgação/Nintendo

A E3 2022 está cancelada. A ESA, organizadora do evento de games, enviou nesta quinta-feira (31) um e-mail a parceiros confirmando a ausência da feira no calendário deste ano.

O rumor sobre o cancelamento começou a ser compartilhado nas redes sociais após um tweet de Will Powers, responsável pelas relações públicas da Razer nas Américas. Na publicação, ele alega ter recebido um e-mail com a notícia.

"Acabei de receber um e-mail... É oficial, a E3 digital está oficialmente cancelada para 2022. Muitos sentimentos contraditórios sobre isso..."

O IGN confirmou a veracidade do conteúdo da mensagem eletrônica. De acordo com apuração feita pelo site, a ESA planeja um grande retorno para a E3 em 2023. Anteriormente, fontes próximas ao IGN afirmaram que muitas publicadoras mantinham conversas tensas com a ESA sobre a E3 2022, principalmente por conta do silêncio da organizadora sobre os planos para este ano.

Futuro do evento é incerto

Após duas edições totalmente digitais, provocadas pela pandemia de covid-19, o futuro da E3 fica incerto com o cancelamento da edição de 2022. Nos últimos anos, grandes empresas do mercado passaram a diminuir a participação e até sair da E3 para apostar em conferências próprias, principalmente no ambiente digital. Publicadoras como Sony, Ubisoft, Nintendo e Eletronic Arts reduziram a parceria com a ESA ao longo dos anos, utilizando apenas o mês do evento para realizar uma série de anúncios de seus jogos.

Outros eventos também surgiram e passaram a fazer concorrência a ESA, ajudando a diminuir a força da E3. As organizações anuais do Summer Games Fest e The Game Awards, do jornalista Geoff Keighley, se tornaram importantes palcos para anúncios da indústria nos últimos anos.

Em janeiro, a ESA tinha ventilado a possibilidade da realização de mais uma E3 digital em 2022. Na época, os Estados Unidos, país sede do evento, enfrentava um aumento de infectados pela covid-19 com a variante Ômicron. “Devido aos riscos de saúde contínuos em torno do covid-19 e seu potencial impacto na segurança dos expositores e participantes, a E3 não será realizada pessoalmente em 2022”, disse a ESA em comunicado em janeiro. "Continuamos incrivelmente empolgados com o futuro da E3 e esperamos anunciar mais detalhes em breve”, completou, na época.

A organização da E3 ainda não se manifestou publicamente sobre a notícia.

(Atualizado - 01/04, 10h25)A ESA compartilhou uma declaração oficial com o IGN, confirmando o cancelamento e anunciando que a E3 retornará “revigorada” em 2023.

"Dedicaremos toda a nossa energia e recursos para oferecer uma experiência física e digital revitalizada da E3 no próximo verão. Seja desfrutado no salão ou em seus dispositivos favoritos, o evento de 2023 reunirá a comunidade, a mídia e a indústria em um novo formato e experiência interativa”, disse a organizadora no comunicado. 

A ESA ainda acrescentou que o evento de 2022 foi cancelado para que a organização pudesse “concentrar recursos” na feira do próximo ano. “Estamos ansiosos para apresentar a E3 aos fãs de todo o mundo ao vivo de Los Angeles em 2023”.

Fonte: IGN

Gostou dessa matéria?

Inscreva seu email no Canaltech para receber atualizações diárias com as últimas notícias do mundo da tecnologia.