Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Preview | Moonbreaker leva games de tabuleiro para outro nível

Por| Editado por Jones Oliveira | 23 de Agosto de 2022 às 17h59

Link copiado!

Divulgação/Krafton
Divulgação/Krafton

Em outubro de 2021, a Krafton, publicadora de PUBG, anunciou a compra da então desenvolvedora independente Unknown Worlds, de jogos como Subnautica e Natural Selection. Pouco menos de um ano depois da união, o casamento das duas marcas vai ganhar o primeiro fruto. E ele é espacial, colorido e promete agradar o público de jogos de mesa e cartas colecionáveis.

Durante a Gamescom 2022, a Krafton anunciou Moonbreaker, mais novo jogo em desenvolvimento pela Unknown Worlds, de Charlie Cleveland. O título une batalhas sci-fi no espaço com uma dinâmica de estratégia por turnos inspirada em jogos de mesa. Moonbreaker entrará em fase de Acesso Antecipado, para PC e Mac, no dia 29 de setembro, via Steam. A convite da Krafton, o Canaltech assistiu a cerca de uma hora de gameplay e destaca o que esperar do novo jogo dos criadores de Subnautica.

Continua após a publicidade

Como é a jogabilidade de Moonbreaker?

Moonbreaker nasce a partir de uma inquietação de Charlie Cleveland. Como um super fã de jogos de tabuleiro, o fundador da Unknown Worlds acreditava que nenhuma outra desenvolvedora havia conseguido capturar o real aspecto de jogos de tabuleiro para o formato digital. Foi então que Unknown Worlds iniciou o desenvolvimento de Moonbreaker com a clara missão de reproduzir o espírito de jogos físicos com ajuda de telas e controles.

Moonbreaker é, de muitas formas, uma experiência digital com miniaturas que parecem ter saído de uma caixa de papelão (no bom sentido). Os visuais, jogabilidade e controles simulam perfeitamente a dinâmica de mover peças em um tabuleiro no mundo real enquanto os ânimos se exaltam em uma mesa com amigos jogando RPG.

Continua após a publicidade

A jogabilidade é baseada em turnos e competitiva. Os jogadores lideram tripulações espaciais, compostas por capitães e assistentes. O objetivo de cada partida é ter a melhor estratégia para aniquilar o time competidor. Em cada turno, o jogador pode controlar o capitão, atacar ou ainda invocar outra peça da tripulação para o campo de combate. As modalidades de jogo incluem partidas online e um modo para um player.

“Nosso objetivo é reduzir as barreiras tradicionais associadas aos jogos de mesa e miniaturas, mantendo o apelo amador que torna esse gênero tão especial. Após vários anos em desenvolvimento, estamos entusiasmados em revelar oficialmente Moonbreaker”, destacou Cleveland em comunicado para a imprensa.

Digital ou físico? Moonbreaker tem o melhor de dois mundos

Cada aspecto de Moonbreaker foi projetado para capturar a sensação de um jogo de tabuleiro, mas sem as limitações do mundo real. Ao mover uma peça no game, a Unknown Worlds revela um complexo sistema de atividades.

Continua após a publicidade

Geralmente, em jogos que simulam tabuleiros, movemos peças em cenários divididos em quadrantes. Em RPGs táticos do gênero, o jogador deve escolher para qual direção irá, contando quadradinhos no chão e, muitas vezes, fazendo contas na cabeça para entender os impactos da sua estratégia no próximo turno.

Moonbreaker vira a mesa ao introduzir uma movimentação dinâmica. Esqueça os quadradinhos no chão. Ao mover uma unidade, o jogador verá uma área verde de livre movimentação, que indicam os melhores passos para tomar no turno. Da mesma forma que a área verde indica que uma peça pode dirigir-se para um relevo alto, uma seta vermelha parte do inimigo, mostrando o quão forte ficará o ataque oponente caso a miniatura ocupe aquele espaço.

A movimentação bastante dinâmica ajuda partidas a perderem o aspecto burocrático que muitos jogos baseados em tabuleiros ganham quando chegam ao formato digital. Em outra via, Moonbreaker tira o proveito por ser um jogo de videogame e exibe na tela, em tempo real, os efeitos e consequências que cada que cada movimento do jogador pode gerar. O casamento faz a aventura focar a atenção do jogador em divertir-se e não preocupar-se com contar quadradinhos ou ler o livro de regras a todo momento.

Continua após a publicidade

Nível alto de personalização

Moonbreaker não é o primeiro jogo que promete trazer o espírito dos tabuleiros para os videogames. No entanto, a Unknown Worlds parece estar disposta a imprimir identidade própria ao gênero. O jogo tem um nível absurdo de opções de customização. Já no Acesso Antecipado, mais de 50 Unidades (Capitães, Tripulação e Assistências) poderão ser usados em infinitas combinações para se adequarem ao gosto de todos.

Os personagens possuem estilos diferentes de ataques, uns disparam de longe, outros golpeiam forte de perto. Cada turno também conta com reviravoltas causadas por atributos secundários. Apesar das ramificações de combates geradas na jogabilidade, o real nível de personalização de Moonbreaker é visto na estilização dos personagens, no caso, das miniaturas.

Continua após a publicidade

Com ferramentas de pintura detalhadas, intuitivas e em constante evolução, os jogadores poderão levar a personalização de suas unidades para o próximo nível. Paletas de cores personalizadas, acabamentos, banners de elenco personalizáveis ​​e ferramentas profissionais de pintura digital criam o espaço ideal para a expressão e criatividade do jogador.

Quem sou eu para julgar a forma como você, leitor, passará na frente do computador. Dito isso, é possível gastar horas pintando detalhes e testando visuais para as miniaturas de Moonbreaker.

Em celebração ao anúncio durante a Gamescom, a Krafton disponibilizou a ferramenta de pintura exclusiva, chamada de Gloomside Crankbait, por meio do Programa de Pré-estreia. Os usuários que registrarem suas KRAFTON IDs até setembro terão acesso garantido ao site de pintura exclusiva quando o jogo for lançado, para PC e Mac, em caráter de Acesso Antecipado por meio do Steam em 29 de setembro.

Continua após a publicidade

Enredo do escritor de A Roda do Tempo

Moonbreaker se passa em um mundo original de ficção científica criado pelo renomado autor Brandon Sanderson (responsável pela série de livros Mistborn, Stormlight Archive e A Roda do Tempo, em conjunto com Robert Jordan).

Os jogadores lutarão em vários locais dos Confins – um pequeno sistema solar com luas mantidas em órbita por um recurso escasso chamado Cinder. Também será possível aprender mais sobre o mundo de Moonbreaker e seus personagens por meio dos próximos audiodramas que serão lançados próximos lançamento do Acesso Antecipado.

Continua após a publicidade

Como jogar Moonbreaker no acesso antecipado?

O acesso antecipado de Moonbreaker ficará liberado para computadores, por meio do Steam, a partir de 29 de setembro. Os usuários que registrarem suas KRAFTON IDs até setembro terão acesso garantido ao site de pintura exclusiva.

Será possível jogar contra a inteligência artificial ou contra outros jogadores em partidas públicas e privadas. Moonbreaker ainda conta com um modo singleplayer chamado Cargo Run. O modo misturará os combates RPG com elementos de um rouguelite.

“Com Moonbreaker, estamos oferecendo uma experiência totalmente única que combina a profundidade dos jogos de mesa tradicionais com a conveniência da moderna tecnologia de videogame”, disse Mike Silbowitz, chefe da divisão de negócios das Krafton, Inc. Américas, em comunicado à imprensa.

Continua após a publicidade