Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Posso deixar o PS4 "em pé"? | Prós e contras de usar na vertical

Por| Editado por Jones Oliveira | 02 de Dezembro de 2022 às 14h00

Link copiado!

Teddy GR/Unsplash
Teddy GR/Unsplash
PlayStation 4

Deixar o PlayStation 4 em pé ou deitado é uma dúvida comum entre quem possui o console. O design do PS4 permite posicioná-lo nos dois sentidos, mas existem algumas vantagens e desvantagens em cada caso.

Os fatores podem envolver barulho, resfriamento, espaço para colocar o PS4 na mesa e até mesmo questões estéticas. Não há nada que impeça de deixar o PS4 em pé, mas o modo ideal pode pesar no bolso: é recomendável utilizar um suporte para manter o console de pé e evitar que ele desequilibre e caia.

Antes de tomar a sua decisão, lembre-se sempre de colocar o videogame no sentido correto. Na vertical, o símbolo do PlayStation não pode ficar de cabeça para baixo, enquanto o botão de ligar o console fica para cima na horizontal. Veja os prós e contras!

Continua após a publicidade

Vantagens de usar o PS4 na vertical

Ocupa menos espaço

Esse é um dos fatores mais importantes. Caso a sua mesa ou estante não comporte o PS4 na horizontal, a alternativa é deixá-lo de pé. De qualquer forma, verifique se o lugar é seguro para o console para evitar quedas. Por isso, comprar uma base de apoio também é importante.

Continua após a publicidade

Opção estética

Não é unanimidade, mas há pessoas que preferem manter o console na vertical por uma escolha de beleza. Além de ocupar menos espaço, o que favorece um estilo mais minimalista, o videogame em pé também pode ser mais chamativo. Nesse caso, é uma decisão por parte de cada usuário. Inclusive, é muito comum ver o seu sucessor, PlayStation 5, posicionado na vertical.

Desvantagens de usar o PS4 na vertical

Continua após a publicidade

Mais barulhento

Por outro lado, deixar o PS4 em pé pode tornar o console mais barulhento. Isso ocorre por dois motivos: pelo leitor de disco e pelas ventoinhas de refrigeração. No primeiro caso, o leitor pode fazer barulho por ser menos estável do que na vertical. Se você usa muitos jogos com mídia física, é interessante manter o console na horizontal para evitar o desgaste dessa peça.

Além disso, o console na vertical bloqueia uma das saídas de ar. Dessa forma, as ventoinhas podem trabalhar mais para manter a temperatura e deixam o videogame barulhento. No entanto, alguns testes de temperatura evidenciam que deixar na vertical não torna o PS4 mais quente, apenas exige mais do sistema de refrigeração.

Pode cair com mais facilidade

Continua após a publicidade

Esse ponto reforça, mais uma vez, a importância da base. O PS4 na vertical corre mais risco de quedas, especialmente se ficar muito exposto. Caso não tenha uma base, procure deixá-lo em uma posição que evite quedas muito duras. Afinal, esses choques podem danificar as partes internas do seu console e será necessário enviá-lo para reparos.