PlayStation 4: como liberar mais espaço de armazenamento no HD

Por Sérgio Oliveira

Quando foi anunciado pela primeira vez em 2013, muitos acreditavam que os 500 GB de armazenamento do PlayStation 4 dariam conta do recado por um bom tempo. Atualmente, praticamente três anos após o lançamento oficial do videogame, a verdade é que todos sabem que esses 500 GB não dão para quase nada.

A culpa disso é dos jogos, que estão cada vez maiores e ocupam cada vez mais espaço em disco, mesmo que o jogador tenha a mídia física em mãos. Por exemplo, Grand Theft Auto V, que já pode ser considerado um jogo "antigo", lançado em 2013, sozinho ocupa 50 GB de espaço no HD.

Diante disso, é mais do que evidente que o jogador tem de ficar de olho na capacidade de armazenamento do PlayStation 4 e gerenciá-la de maneira a caber a maior quantidade de jogos possíveis. Se você vive no sufoco, então veja nossas dicas e aprenda a liberar mais espaço de armazenamento no HD do seu PS4.

Veja o que ocupa mais espaço

Para saber exatamente o que está ocupando mais espaço no seu PlayStation 4, acesse "Configurações" > "Gerenciamento de armazenamento do sistema". Nesta tela, você verá quanto espaço livre há no disco rígido do videogame bem como quanto está sendo ocupado por aplicativos, capturas (de vídeo e tela), jogos salvos e temas.

Selecione qualquer uma dessas categorias para ter uma noção exata de quem está consumindo o quê antes de iniciar a faxina.

No Gerenciamento de armazenamento do sistema você terá uma visão panorâmica de quanto espaço está ocupado e quanto está livre no seu PlayStation 4

No Gerenciamento de armazenamento do sistema você terá uma visão panorâmica de quanto espaço está ocupado e quanto está livre no seu PlayStation 4 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Exclua jogos e aplicativos

Os jogos são os que mais consomem espaço de armazenamento no seu PlayStation 4; logo, se você quiser liberar alguns gigabytes no seu videogame, terá de excluir alguns títulos.

Para ver exatamente quanto espaço seus jogos estão ocupando, acesse "Configurações" > "Gerenciamento de armazenamento do sistema" > "Aplicativos". Para excluir um ou mais jogos, aperte o botão "Options" no seu controle e escolha a opção "Excluir". Marque os jogos que deseja apagar e então confirme a operação no botão "Excluir".

Veja quais jogos estão ocupando mais espaço em disco e os selecione para excluir e dar um novo fôlego ao seu PS4

Veja quais jogos estão ocupando mais espaço em disco e os selecione para excluir e dar um novo fôlego ao seu PS4 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

É bom ficar atento ao fato de que, ao excluir um jogo, seus dados salvos não são apagados do PlayStation 4. A ideia por trás disso é que você pode querer reinstalar o título no futuro e desfrutar dos saves como antes.

Perceba também que, caso o jogo excluído seja digital, você terá de fazer o download completo dele quando quiser jogá-lo novamente. No caso das mídias físicas, elas instalarão o game no HD e provavelmente baixarão uma tonelada de atualizações e patches corretivos.

Portanto, preste atenção a isso, sobretudo se você tiver uma conexão à internet lenta e/ou limitada.

Faça o backup e exclua os saves

Para saber quanto espaço os saves estão ocupando no seu PlayStation 4, você pode acessar o menu "Configurações" > "Gerenciamento de dados salvos do aplicativo" > "Dados salvos no armazenamento do sistema" > "Excluir".

O menu Dados salvos no armazenamento do sistema permite gerenciar os saves dos jogos no seu PS4

O menu Dados salvos no armazenamento do sistema permite gerenciar os saves dos jogos no seu PS4 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Caso você esteja certo de que não vai mais jogar aquele título ou não se importa em perder o progresso salvo no videogame, pode remover esses dados para tirar o PS4 do sufoco. Alguns títulos, inclusive, não guardam arquivos otimizados e geralmente seus saves ocupam bastante espaço em disco. Portanto, exclui-los pode render uma boa quantia de espaço livre no HD.

Para iniciar a limpa, selecione um jogo da lista, depois os saves que você quer excluir e, finalmente, confirme a operação em "Excluir".

Selecione um título e seus respectivos saves para fazer uma faxina e liberar espaço no HD do videogame

Selecione um título e seus respectivos saves para fazer uma faxina e liberar espaço no HD do videogame (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Por outro lado, se você quiser guardar seus progressos, mas sem ocupar espaço no HD do PlayStation 4, também há uma solução. Acesse o menu "Configurações" > "Gerenciamento de dados salvos do aplicativo" > "Dados salvos no armazenamento do sistema" > "Copiar para dispositivo de armazenamento USB". Nesta tela, você poderá copiar todos os saves para um dispositivo de armazenamento externo conectado ao PS4 na porta USB e fazer a restauração disso tudo no futuro.

Caso você seja assinante da PlayStation Plus, seu PlayStation 4 também guardará o progresso dos seus jogos na nuvem. Para ver o que está guardado online, acesse a opção "Fazer upload no armazenamento online".

Limpe as capturas de tela e vídeos gravados

Dependendo da sua assiduidade com o botão "Share", é possível que as capturas de tela e os vídeos gravados durante as jogatinas estejam consumindo um espaço considerável do disco rígido do PS4. Acesse o menu "Configurações" > "Gerenciamento de armazenamento do sistema" > "Galeria de capturas" para ver quanto espaço as capturas dos jogos estão ocupando.

Para excluir todas as imagens e vídeos de um jogo em específico, selecione o ícone dele, pressione o botão "Options" no controle e selecione a opção "Excluir". Perceba que também há a opção "Copiar para USB" para que você possa salvar tudo isso num dispositivo externo antes de optar pela exclusão.

A partir do menu de Galeria de capturas, você pode não só apagar como também copiar as capturas e vídeos dos seus jogos. Basta selecionar um deles e apertar o botão Options no DualShock 4

A partir do menu de Galeria de capturas, você pode não só apagar como também copiar as capturas e vídeos dos seus jogos. Basta selecionar um deles e apertar o botão Options no DualShock 4 (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Também é possível selecionar um jogo e gerenciar as capturas e vídeos individualmente, de maneira a apagar apenas alguns dos arquivos guardados no HD.

Selecionando um jogo, você conseguirá gerenciar as capturas e vídeos salvos individualmente, eliminando aquilo que mais ocupa espaço

Selecionando um jogo, você conseguirá gerenciar as capturas e vídeos salvos individualmente, eliminando aquilo que mais ocupa espaço (Imagem: Captura de tela / Sergio Oliveira)

Trocar o HD do PlayStation 4

Se mesmo após gerenciar os jogos e arquivos guardados no HD do seu PlayStation 4 você continuar atingindo o limite de armazenamento constantemente, talvez seja hora de tomar uma medida mais drástica.

É possível trocar o HD do PS4 por um maior, desde que ele obedeça às especificações estabelecidas pela Sony. Por exemplo, o novo disco deve ser modelo SATA de 2,5 polegadas (9,5 mm ou mais fino) e ter até 2 TB de capacidade de armazenamento.

A própria Sony disponibiliza um passo a passo explicando como realizar todo o procedimento de troca. Com o novo disco rígido em mãos, basta segui-lo para ter um PlayStation 4 parrudo, com até 2 TB de armazenamento disponível.

Instagram do Canaltech

Acompanhe nossos bastidores e fique por dentro das novidades que estão por vir no CT.