Publicidade

Polêmica com IA faz Steam devolver dinheiro de Call of Duty Black Ops 7

Por  • Editado por Jones Oliveira | 

Compartilhe:
Reprodução/Activision
Reprodução/Activision

O uso da inteligência artificial generativa em Call of Duty: Black Ops 7, lançado em 14 de novembro, tem causado muita dor de cabeça tanto aos jogadores quanto ao Steam. Para garantir os direitos dos fãs, a plataforma oferece reembolso do dinheiro para quem se incomodou com este aspecto.

O criador de conteúdo Bricky compartilhou em suas redes sociais que mesmo após terminar a campanha do título, pediu para a Valve que devolvesse o pagamento. E a solicitação foi atendida sem maiores questionamentos.

“O game constantemente utiliza opções geradas por IA, que não estão presentes no marketing do jogo, como em vídeos e imagens do material”, ele apontou em sua reclamação sobre Call of Duty: Black Ops 7.
Canaltech
O Canaltech está no WhatsApp!Entre no canal e acompanhe notícias e dicas de tecnologia
Continua após a publicidade

Vale notar que o Steam exige que todos os estúdios especifiquem se utilizam a inteligência artificial e deixem isso claro aos consumidores. A Activision inseriu que usa “ferramentas de criação por meio de IA para ajudar a desenvolver alguns elementos do jogo”, mas fãs relatam que isto pode configurar falta de transparência e teria de ser mais bem especificado.

E não foi apenas Bricky que tem reclamado o uso da tecnologia em Call of Duty: Black Ops 7. Muitos apontam que artes e elementos essenciais da experiência são criados pela ferramenta, como é o caso de cartões, pôsteres e ícones de recompensa.

Algumas, inclusive, copiam o estilo de arte mundialmente conhecido da Studio Ghibli. A reclamação de muitos é que o preço pelo qual o FPS é vendido não condiz com esforço e trabalho que o estúdio dedicou ao projeto — ponto que ainda não foi comentado pela Activision ou pela Microsoft. 

Call of Duty: Black Ops 7 em baixa

Na verdade, Call of Duty: Black Ops 7 tem sofrido uma série de críticas negativas desde seu lançamento. Atualmente ele possui uma nota 1,6 de 10 entre os usuários, a menor de toda a história da franquia.

No Steam, a obra da Activision soma mais de 2.000 análises e sua média é de “bem negativas”. O único elogio em comum entre o público é sobre o seu Modo Zumbis, mas não costumam ir muito longe a partir disto.

De acordo com o The Game Business, o GSD — que monitora vendas físicas e digitais de jogos na Europa — dados apontam que Call of Duty: Black Ops 7 teve apenas 50% das vendas que seu antecessor, durante o mesmo período.

Continua após a publicidade

E não para por aí: em comparação a Battlefield 6, suas vendas foram 63% menores no primeiro fim de semana. Durante o mês de outubro, mais de 25% dos jogadores que jogaram Call of Duty: Black Ops 6 compraram BF6. 

Somada às reclamações sobre inteligência artificial, parece um abismo ainda maior que separa a Activision e Black Ops 7 do sucesso com o título. O silêncio do estúdio também aumenta a distância com os jogadores, que já viram problemas semelhantes em alguns dos títulos mais recentes da série.

Leia também no Canaltech:

Continua após a publicidade

Vídeo: Afinal, hardware importa tanto assim em um console? No YouTube trazemos uma visão sobre os portáteis e como os componentes influenciam: