10 Pokémon mais inúteis de todos
Por Diego Corumba • Editado por Jones Oliveira |

Com mais de 1.000 Pokémon (e contando) disponíveis, óbvio que alguns se mostram mais úteis do que outros. Seja para luta, captura, para a arte do breeding ou diversas outras, dá para encontrar funções para alguns dos monstros mais desqueridos.
Porém, outros não se salvam e se mostram verdadeiramente inúteis de todos os pontos de vista. As famosas criaturas que servem apenas para inflar a Pokédex dos games, porém ninguém nunca usa e por razões óbvias.
Aqui, o Canaltech reúne os 10 Pokémon mais inúteis de todos e com argumentos. Afinal de contas, com uma extensa lista de monstros de bolso presentes, sempre terá alguns que vão servir apenas para fazer volume e gastar 1 Pokébola a mais.
10. Wormadam
O Wormadam foi introduzido na 4ª Geração de Pokémon e possui 3 formas diferentes: Inseto/Planta, Inseto/Metal e Inseto/Terra. E nenhuma delas te ajudará de forma alguma no jogo, seja em combates ou em outras frentes.
Não entenda errado, até que dá para usá-la em combate. Porém, se encontrar um Burmy macho, poderá evoluir para Mothim e ter um monstro muito mais versátil em sua equipe. Com opções melhores (até os insetos que encontra na 1ª rota do jogo), ele se torna rapidamente descartável.
9. Jumpluff
Entre os Pokémon inúteis temos também Jumpluff, introduzido na 2ª Geração da franquia e com uma mistura de tipos interessante: Planta/Voador. Porém, ele é uma verdadeira cilada, já que seus atributos não permitem usar o verdadeiro potencial que ele podia ter.
Além disso, é importante levar em consideração que ele possui 5 fraquezas: Fogo, Veneno, Pedra, Voador e Gelo — este último, vale lembrar, causa 4 vezes de dano por ser uma fraqueza dupla. Você pode até tentar treiná-lo, mas vai acabar vendo que há opções bem melhores conforme avança.
8. Dunsparce
O Dunsparce também foi introduzido na 2ª Geração de Pokémon e seu design horrendo só é superado pelas condições inúteis que ele vai te apresentar. Como um monstro do tipo Normal, ele aprende uma boa variedade de golpes, mas seus fracos atributos não tiram potencial disso.
A situação piora quando, em Scarlet & Violet, surgiu uma nova evolução chamada de Dudunsparce. Seu poder não aumenta tanto assim e ele continua sendo uma opção de fácil substituição na primeira oportunidade que aparecer. E acredite, você vai querer trocá-lo o mais rápido possível.
7. Shedinja
Shedinja foi introduzido na 3ª Geração, ele trazia uma proposta única para Pokémon. Ele tem 1 de HP, mas sua habilidade impede monstros de atacá-lo — a não ser que seja um movimento superefetivo. Ele até possui um forte ataque, mas esta estratégia não se sustenta sozinha.
Ainda que seu monstro atual não possa derrubá-lo, basta trocar por algum que possa. Por ser do tipo Inseto/Fantasma, ele sofre dano de Fogo, Voador, Fantasma, Noturno ou Pedra. É muito difícil uma equipe de 6 criaturas não ter algum dos movimentos que representam cerca de 30% dos tipos do game.
6. Stunfisk
O Pokémon Stunfisk foi apresentado na 5ª Geração e sofre de um grande mal: ele tem apenas a função de te atrasar no jogo (além do design terrível). Seu tipo Terra/Elétrico não oferece muitas vantagens reais, assim como seus atributos ou os golpes que pode executar na experiência.
Na 8ª Geração a Game Freak apresentou uma variante dele, com a diferença de que a nova seria do tipo Terra/Metal. Porém, nada mudou. O primeiro golpe que ele tomar que tome vantagem (seja física ou especial) o fará beijar a lona. E sua velocidade vai garantir que o primeiro ataque não será o seu.
5. Abra
Apesar de Abra, apresentado na 1ª Geração de Pokémon, ter um grande potencial, ele só serve para uma função enquanto sobe de nível: te teleportar para o Centro Pokémon mais perto. As coisas mudam quando você ensina algum TM ou se ele tem técnicas passadas por breeding, mas achá-lo na natureza é bem frustrante.
Além de ser de uma dificuldade para capturá-lo, ele só servirá para ficar trocando por outro monstro mais forte de seu time que possa derrotar seu oponente (nos jogos mais antigos). Nos novos, nem ele você precisa ver mais: basta deixá-lo no grupo para conquistar experiência compartilhada.
4. Delibird
Quando Delibird surgiu na 2ª Geração de Pokémon, muito se especulou sobre seu potencial com a combinação de tipos Voador/Gelo — que é similar a de Articuno. Porém, a criatura não conquistou o público pelo seu golpe “Present”.
O movimento não tem sequer uma base de dano, ele pode ou machucar o oponente (nunca de forma significativa, já que seus atributos são baixos demais) ou curá-lo (???). Nos jogos recentes ele aprende outros movimentos, mas nada ajuda a levantar o que está no chão.
3. Luvdisc
No momento em que Pokémon Ruby & Pokémon Sapphire foram lançados em 2003, Luvdisc servia para apenas uma função: fornecer o item Heart Scale, que permitia aos jogadores acessarem movimentos que seus monstros esqueceram e ter acesso a ataques diferentes.
Porém, achá-lo já era uma frustração por si só. Havia chance de aparições dele em 40% e nem todos possuíam o item equipado. Em uma época que não existia movimentos como o Switcheroo, você tinha de capturar todos que encontrasse para ter uma chance de vir o que quer. O resto era descartável.
2. Magikarp
Falando em Pokémon inúteis, Magikarp é obrigatório nesta lista. Introduzido na 1ª Geração, ele é conhecido por possuir apenas um movimento: Splash. Sim, caros leitores, aquele ataque que não faz absolutamente nada em nenhuma hipótese.
Para não dizer que ele não serve para absolutamente nada, você pode incluí-lo para tentar evoluir a criatura para Gyarados — um dos monstros “comuns” mais fortes de toda a franquia. De resto, ele só vai fazer gastar uma Pokébola e um espaço na sua equipe.
1. Unown
Porém, não tem como defender Unown. Os Pokémon letrinhas da 2ª Geração são inúteis em outro nível. Todos eles possuem apenas um movimento: Hidden Power, que tem um tipo aleatório para cada um. Ou seja, você tem 1 chance em 18 de ter bônus de STAB para ele.
Isso seria ótimo se a criatura tivesse poder de fogo para causar estragos, mas isso é impossível com seus baixos atributos. Para completar, não há apenas 1 dele espalhado, mas 28 — com a representação de cada letra do alfabeto e as pontuações “?” e “!”. Boa sorte em achar todos.
Pokémon inúteis, mas não é tanto assim
Como pode conferir, a característica inútil destes Pokémon às vezes pode ser algum trunfo na manga. Shedinja, por exemplo, pode surpreender algum oponente desavisado. Magikarp evolui para Gyarados, que tem um poder sem precedentes, assim como Abra pode seguir para Alakazam.
O importante é ter ciência de que às vezes nem sempre isso será uma vantagem, então alinhe suas expectativas para não acabar com um peso morto na sua equipe. Entre os monstros que não dá para usar, estão:
- Unown
- Magikarp
- Luvdisc
- Delibird
- Abra
- Stunfisk
- Shedinja
- Dunsparce
- Jumpluff
- Wormadam
Leia também no Canaltech: