Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

Pokémon GO | O que acontece se você usar o "fake GPS"

Por| Editado por Bruna Penilhas | 11 de Maio de 2022 às 12h30

Link copiado!

Reprodução/Niantic
Reprodução/Niantic
Tudo sobre Niantic

Em Pokémon GO, os treinadores devem explorar o mundo fora de casa para capturar e colecionar monstrinhos da franquia. Por isso, utilizar aplicativos para forjar uma localização dentro da aventura é classificado como “trapaça” pelos termos de conduta da desenvolvedora Niantic e pode gerar banimento de uma conta do jogo.

O uso dos chamados “fake GPS”, aplicativos que conseguem mudar a localização marcada por um dispositivo móvel, é uma alternativa não oficial procurada por jogadores que buscam facilitar a vida dentro de Pokémon GO. Com esse tipo de aplicação, é possível transportar-se para regiões de eventos especiais ou até buscar aquelas espécies que só aparecem em determinados lugares do planeta, sem sair do sofá.

Continua após a publicidade

No entanto, o que é alternativa fácil para treinadores que moram em regiões com poucas Poképaradas e Ginásios, viola diretamente os Termos de Serviço do Pokémon GO e o Guia do Treinador. No conjunto de regras do jogo, a Niantic define como trapaça a falsificação de localização e o acesso não autorizado aos backends do Pokémon GO, utilizados por esse tipo de software ou aplicativo.

A utilização desse tipo de app também é apontada pela desenvolvedora como um dos principais vetores para o roubo de contas de Pokémon GO. A Niantic explica que não oferece suporte a contas invadidas por meio da utilização de aplicações não oficiais. Saiba como proteger sua conta de invasões aqui.

Jogadores identificados como “trapaceiros” pelo sistema da Niantic, por uso de fake GPS, são submetidos a política disciplinar do jogo, com até duas punições antes do encerramento total da conta.

Continua após a publicidade

Como funciona a política disciplinar

1. Aviso

A primeira advertência destinada ao jogador que descumprir qualquer um dos termos de serviço do jogo é o Aviso. Quando essa advertência é emitida, o treinador recebe uma mensagem dentro do aplicativo informando que foram detectadas ações de trapaça na conta.

O jogador avisado pode ser punido com o desaparecimento de Pokémon raros na natureza e a interrupção no recebimento de novos passes de Reide EX. No geral, esse tipo de advertência dura aproximadamente sete dias. Depois desse período, a experiência de jogo é totalmente restabelecida.

Continua após a publicidade

2. Suspensão

A segunda advertência dentro do jogo é a suspensão do acesso à conta de Pokémon GO. Ao tentar fazer login no jogo, o jogador suspenso recebe uma mensagem que não pode ser fechada. Essa advertência durará aproximadamente 30 dias. Depois desse período, seu acesso à conta será restabelecido.

3. Encerramento da conta

Continua após a publicidade

Na terceira reincidência de práticas que não concordem com os termos do jogo, a Niantic banirá permanentemente a conta. A ação é permanente e resulta na perda de progresso e itens comprados dentro de Pokémon GO.

Recurso contra banimento em Pokémon GO

Se o jogador acredita que uma conta foi encerrada por engano, o mesmo deve contestar a decisão por meio da Central de Ajuda na Internet, na aba de "Contestação de banimento" no menu suspenso.

Continua após a publicidade

A solicitação é respondida após uma investigação. Segundo a desenvolvedora, devido ao alto nível de precisão dos sistemas, poucos casos de encerramento de conta são revertidos.