PlayStation apresenta nova ferramenta de controle parental para PS5
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

A exposição de crianças e jovens ao meio digital sempre foi alvo de polêmicas, principalmente quando falamos de videogames e redes sociais. De fato, há muitos perigos e conteúdos nocivos que podem alcançar o público infanto-juvenil nessas plataformas, muitas vezes de forma não intencional. Essa realidade torna o debate sobre o controle parental nos jogos — seja em consoles ou em títulos como Fortnite e Roblox — cada vez mais necessário.
De fato, tanto as fabricantes de consoles quanto as desenvolvedoras de jogos possuem suas próprias regras e medidas para que os pais tenham mais controle sobre o que seus filhos acessam. A Sony deu um passo ainda maior nesse campo e trouxe um aplicativo que promete facilitar a supervisão dos pais sobre o que os filhos estão jogando no PlayStation 5.
O PS Family foi lançado em 5 de setembro deste ano, sem muito alarde por parte da Sony ou da PlayStation do Brasil. O aplicativo está disponível para dispositivos iOS e Android, e pode ser adquirido gratuitamente tanto na Google Play quanto na App Store.
Principais recursos do PS Family
O aplicativo PS Family permite que os adultos gerenciem as restrições e os controles parentais de forma mais prática e em tempo real.
É possível ajustar o acesso de jovens e crianças por idade, definir limites de tempo e horários de jogo, e até controlar os gastos com a compra de jogos e conteúdos.
Controle de tempo de Jogo
Uma das principais funcionalidades do PS Family é o controle do tempo de jogo. É possível definir horários, dias da semana e a duração das sessões que a conta infantil pode acessar. O aplicativo também gera um relatório detalhado que mostra o tempo de uso do console pelo usuário.
Se a criança ou jovem tentar acessar o PlayStation 5 fora do dia ou horário estabelecido, o console fica bloqueado para a conta infantil. No entanto, há uma opção para que o usuário envie um pedido ao adulto responsável, que será notificado em tempo real no PS Family e poderá autorizar ou negar o acesso. Essa funcionalidade de "pedido" e notificações se estende a todas as restrições, permitindo que os pais gerenciem o uso do PS5 de forma remota.
Gerenciamento de conteúdo
Com o gerenciamento de conteúdo, é possível definir quais jogos e aplicativos a criança ou adolescente pode acessar de acordo com sua faixa etária, seja em mídia digital ou discos (mídia física), usando da classificação indicativa emitida pelo Ministério da Justiça.
Os responsáveis também podem bloquear jogos específicos e ocultar conteúdos que a criança pode ver na PlayStation Store.
Monitoramento de atividade
Como dito anteriormente, os responsáveis têm acesso a gráficos e informações sobre os hábitos de jogo da criança, desde o tempo gasto nos consoles e quais títulos ela consome.
Limite de gastos
Outra opção importante e que já gerou muitos problemas no passado é o limite de gastos. Há vários casos em que crianças acessaram o cartão de crédito dos pais sem autorização e gastaram com cosméticos e jogos como Fortnite, por exemplo. O limite de gastos permite criar uma espécie de carteira digital, limitando o quanto o usuário pode gastar na loja do PlayStation ou dentro dos jogos.
Chat e comunicação do PlayStation 5
Uma das maiores preocupações de pais e responsáveis é o contato de crianças e jovens com os chats do PlayStation ou de outros aplicativos. Por padrão, as contas infantis já possuem restrições a esses recursos de comunicação, mas é possível alterar essa configuração no PS Family para permitir o acesso a chats de texto e voz.
Há a possibilidade de segmentar a opção de chat em jogos, permitindo que alguns títulos tenham o recurso e outros não.
Múltiplo gerenciamento
O aplicativo permite o gerenciamento de várias contas infantis, ideal para quem tem mais de um filho. O PS Family possibilita a criação de restrições personalizadas para cada perfil, garantindo um controle mais detalhado.
PS Portal pode ser uma excelente alternativa ao celular
Dispositivos móveis, como tablets e smartphones, representam um desafio maior para o controle parental devido à ampla exposição a conteúdos diversos na internet. Nesse cenário, o PS Portal — dispositivo de reprodução remota do PlayStation 5 — surge como uma ferramenta complementar interessante. Por depender do console, ele pode oferecer uma experiência mais segura fora de casa quando combinado com o PS Family.
O PS Portal é voltado exclusivamente para games, o que impede o acesso a outros aplicativos, como redes sociais e navegadores de internet, algo comum em tablets e smartphones.
O PS Family é uma excelente opção para pais ou responsáveis acompanharem a experiência de jogo dos filhos de forma segura, remota e totalmente personalizável.
PS Family é um salto no controle parental
Embora sua interface possa parecer um pouco confusa no início, exigindo um período de adaptação para quem não está habituado a esse tipo de ferramenta, o aplicativo de controle parental do PlayStation se mostra uma excelente iniciativa para garantir a segurança das crianças em plataformas online.
Vale lembrar que o aplicativo é totalmente gratuito e os pais precisam de uma conta na PlayStation Network para poder utilizá-lo.
Leia também no Canaltech:
-
Por que o PlayStation 5 Pro é tão caro?
- 8 recursos que fazem falta no PS5 e precisam estar no PlayStation 6
- PlayStation 5 é o console mais bem-sucedido da história do PlayStation
Vídeo: O PlayStation 5 Pro vale a pena para quem?