PlayStation 5 | Sony é processada devido a problemas no DualSense
Por Felipe Ribeiro |
O PlayStation 5 foi lançado em novembro do ano passado e colhe bons frutos comerciais, com vendas sólidas e um futuro brilhante pela frente em termos de jogos. No entanto, o videogame da Sony tem sofrido com alguns problemas técnicos envolvendo o DualSense, uma das melhores novidades da nova geração. Como se não bastasse, esse problema agora começa a ir para a esfera jurídica, com pessoas processando a empresa.
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O joystick tem apresentado um defeito conhecido como "drift", que nada mais é quando um dos analógicos (ou os dois) fica preso em uma só direção, fazendo com que seja impossível jogar qualquer tipo de jogo e irritando — e muito — os jogadores mundo afora. Como a Sony não apresentou uma solução definitiva para esse defeito, as firmas Chimicles Schwartz Kriner e Donaldson-Smith, com sede em Nova Iorque, abriram uma ação judicial alegando que a gigante japonesa lançou um produto falho e que não está agindo corretamente para resolver.
“A Sony está — e sempre esteve — ciente do problema de drift por meio de reclamações online de consumidores, reclamações feitas por consumidores diretamente a ela e por meio de seus próprios testes de pré-lançamento. Como resultado das práticas comerciais injustas, enganosas e/ou fraudulentas da Sony, os proprietários de controladores DualSense sofreram uma perda verificável, lesão de fato e foram prejudicados pela conduta da Sony", disseram as empresas no processo coletivo registrado em Nova Iorque.
A Sony dos Estados Unidos ainda não se manifestou sobre o caso, mas alguns relatos na internet mostram que a empresa tem solicitado aos clientes que enviem o controle defeituoso por correio para que os reparos sejam feitos ou, se necessário, a troca do periférico. Como se trata de um produto novo, todos ainda estão em garantia e a empresa precisa, obrigatoriamente, solucionar o caso sem custos para seus clientes.
Como fazer em caso de defeito?
Se você estiver no Brasil e for um "felizardo" com o drift no DualSense, a solução não é difícil, mas demora um pouquinho. Ao acessar a página oficial de suporte por aqui, há o telefone para quem mora em São Paulo e região metropolitana, que é (11) 3351-7090, e para quem mora em outras localidades, o 0800 724 8310.
No chamado, lhe serão solicitadas algumas informações, como seu usuário de PSN e o defeito apresentado no produto. Por protocolo, o atendente vai te pedir para fazer alguns testes, então, ligue o PS5 durante a ligação. Somente depois disso, você terá que enviar a nota fiscal de compra e um código fiscal que lhe permitirá enviar o controle por correio sem custos.
Comprovado o envio, a Sony dá até 10 dias úteis para o conserto do controle e mais cinco dias para lhe enviar o mesmo produto, só que consertado, ou um novo periférico.
Fonte: Campo Grande News, Jovem Nerd