Publicidade
Economize: canal oficial do CT Ofertas no WhatsApp Entrar

PlayStation 5 | Sony altera padrão do controle no Japão e gera polêmica

Por| 05 de Outubro de 2020 às 11h55

Link copiado!

Francielle Lima/Canaltech
Francielle Lima/Canaltech

Um clássico terá seu fim com o lançamento do PlayStation 5. Pela primeira vez, o botão X será o padrão para confirmação e o O será o de cancelamento no Japão. Historicamente, para os games lançados para o mercado japonês, o comum é o X ser usado para cancelamento e o O para confirmação.

Segundo reportagem da revista Famtisu, esta será a primeira vez que o padrão global será adotado por jogadores no Japão. A questão é que lá o símbolo O remete à positividade, sendo que o X é relativo a “impedimento”, como acontecem em placas de trânsito, por exemplo.

Continua após a publicidade

Na transposição para o Ocidente, contudo, a interpretação passou a ser outra. A ideia é que X seria relativo a apontar a escolha do usuário. Ou seja, seria como, em um formulário, você preenchesse com o X na opção que prefere. Assim, o X passou a ser o botão de confirmação e não de cancelamento.

Ainda, na criação do padrão simbólico, o “quadrado” tem a proposta de representar documentos, ou o botão de pegar itens.

O padrão é bastante difundido, tanto que no Switch o botão A (que fica na mesma posição do O no PlayStation 4) é usado para confirmação, enquanto o B (no mesmo lugar do X) para cancelamento.

Continua após a publicidade

No Xbox, como foi criado diretamente nos Estados Unidos, o padrão é de confirmação de A (na posição do X no PS4) e o B (na posição do O), como cancelamento.

Apesar disso, a Famitsu ainda lembra que os games desenvolvidos e lançados no Japão devem manter o padrão antigo de controle, mesmo no PlayStation 5.

Fonte: Famitsu