PlayStation 5 é o console mais bem-sucedido da história do PlayStation
Por Gabriel Cavalheiro • Editado por Jones Oliveira |

Apesar do saudosismo em torno do PlayStation 2 e de seus impressionantes números de vendas, o CEO da Sony Interactive Entertainment, Hideaki Nishino, revelou que o PlayStation 5 é o console de maior sucesso da empresa. A afirmação foi feita na quarta-feira (24), durante o painel "Keynote Speech – Game Distribution Innovation: The Impact of PlayStation Store" na Tokyo Game Show 2025, pouco depois do State of Play.
- 5 principais defeitos do PlayStation 5
- Nova versão do PlayStation 5 Pro deve evitar grande polêmica do modelo Slim
Segundo publicação o jornalista e criador do The Game Awards, Geoff Keighley, Nishino apresentou um gráfico durante o evento que mostrava o faturamento em dólar de cada geração do PlayStation.
Nota-se que, mesmo estando em seu quinto ano de vida, o PlayStation 5 já arrecadou mais de US$ 136 bilhões, valor superior à arrecadação somada dos três primeiros consoles da Sony.
Os novos números do PlayStation mostram que nem sempre a quantidade de unidades vendidas está diretamente ligada à receita das companhias. O PlayStation 2, por exemplo, foi o console que mais vendeu na história, com 160 milhões de unidades comercializadas. Apesar disso, ele segue como a geração com a quarta maior arrecadação, à frente apenas do primeiro PlayStation.
PlayStation 5 a um passo de ultrapassar o console mais vendido do Xbox
A discussão sobre hardware nos consoles nunca esteve tão acirrada quanto na geração atual. Os debates vão desde a potência e a performance dos videogames atuais até a mudança histórica na estratégia da Microsoft, que busca se consolidar como uma produtora multiplataforma sem abandonar o hardware Xbox.
Apesar de muitos fãs apostarem no Xbox Series como um console capaz de bater de frente com o hardware da Sony e resgatar os tempos de ouro do Xbox 360, a realidade é que, a cada trimestre, a Microsoft tem registrado quedas sucessivas nas vendas de hardware.
Para deixar a situação ainda mais delicada, a companhia sediada em Redmond, nos Estados Unidos, informou que realizará o segundo aumento de preços da linha Xbox Series nos EUA neste ano.
Enquanto isso, do outro lado, o último relatório fiscal da Sony, publicado em agosto, apontou que o PlayStation 5 estava a apenas 4 milhões de unidades de ultrapassar o Xbox 360, o console mais vendido da história da Microsoft.
Leia também no Canaltech:
-
Review PS5 Pro | Vale a pena ou não ter o novo console da Sony?
- Por que o PlayStation 5 Pro é tão caro?
- Nova versão do PlayStation 5 Pro deve evitar grande polêmica do modelo Slim
Vídeo: Qual é a melhor plataforma para jogar, PC ou console?