Pedro of Brazil | Estúdio cria "Assassin's Creed nacional" sobre Brasil Império
Por Durval Ramos |

Já que Assassin’s Creed não vem ao Brasil, um estúdio brasileiro decidiu criar sua própria aventura histórica. Pedro of Brazil é um game nacional desenvolvido pelo estúdio Quasares que coloca o jogador na pele de personagens históricos na época do Brasil Império. Com uma forte inspiração na franquia da Ubisoft, o jogo ganhou até mesmo um trailer que chama a atenção pela qualidade do trabalho.
O game ainda não tem data de lançamento e as próprias imagens divulgadas fazem parte de uma versão Pre-Alpha, ou seja, de algo ainda em um estágio bem inicial de desenvolvimento. Ainda assim, a recriação de construções históricas, da ambientação do Brasil do século 19 e a própria figura de D. Pedro II que aparece em determinado momento mostra bem o quanto o projeto está empenhado em entregar uma experiência imersiva.
O trailer apresentado pela equipe da Quasares não dá muitos detalhes sobre a trama que Pedro of Brazil deve abordar, mas há algumas pistas que podem ajudar a entender o escopo do game. É possível ver dois personagens jogáveis: Maria Quitéria e André Rebouças, dois nomes muito importantes do período imperial brasileiro.
Segundo o estúdio, o jogo vai trazer um mundo semi-aberto que recria de maneira fiel cidades como São Paulo, Rio de Janeiro e Salvador. Para isso, eles contaram com a ajuda de historiadores que auxiliaram tanto na recriação da arquitetura da época quanto em detalhes, como roupas e objetos.
Além do próprio D. Pedro II que já aparece no trailer, a equipe de desenvolvimento confirmou que Pedro of Brazil vai contar ainda com D. Pedro I, a Imperatriz Leopoldina e a Princesa Isabel.
Quem são os personagens?
Maria Quitéria foi a primeira mulher a ingressar no Exército Brasileiro e é um nome fundamental das lutas de independência, enquanto André Rebouças faz parte do movimento abolicionista, que acontece décadas mais tarde.
De acordo com a sinopse oficial divulgada pelo estúdio, o jogador vai acompanhar a trama que vai desde a Independência do Brasil até a Guerra do Paraguai — um período de quase 50 anos. Com isso, o jogo cobre quase todo o Império, o que explica os dois heróis.
Outro ponto que essa amplitude histórica traz está presente na jogabilidade. Como Maria faz parte de um contexto em que o país acabou de deixar o estado de colônia, a vemos em cenários muito mais campais, escalando árvores e montando cavalos em grandes descampados. Já Rebouças, que era inventor e engenheiro, aparece já no meio da cidade.
Como dito, Pedro of Brazil ainda não tem data para ser lançado e nem mesmo uma previsão de quando isso deve acontecer. Ainda assim, o game já recebeu uma página no Steam em que é possível colocá-lo em sua lista de desejos.